22/08/2023
Segurança

Morte de detento na 14ª SDP está sendo apurada, diz polícia

imagem-6342

Guarapuava – A morte de um dos presos da carceragem da 14ª SubDivisão Policial ainda é um mistério. Um inquérito policial foi instaurado para apurar o caso. Ronilson Tokarski, 27 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas no dia 24 de maio de 2008 e tinha bom comportamento dentro da prisão.
No dia 1º de junho, por volta das 18 horas, ele foi espancado no corredor de uma das alas do cadeião. “Nós percebemos uma movimentação e quando entramos para ver o que tinha acontecido o encontramos já desacordado”, conta a delegada-chefe da 14ª SDP, Maritza Haisi.
Após o ocorrido, Tokarski foi encaminhado ao Hospital São Vicente de Paulo, onde permaneceu três dias com o estado de saúde grave. No dia 4 de junho, às 11 horas, faleceu.
“Não conseguimos levantar os motivos do crime e nem os autores, porque dentro da cadeia existe a chamada Lei do Silêncio, onde ninguém viu nada, ninguém sabe nada, então é muito difícil resgatar o fato”, observa.
Segundo Maritza, a família da vítima está sendo ouvida para ver se alguma informação relevante é obtida. “Queremos saber se ele tinha algum tipo de problema com os internos, porque até nós não chegou nenhum tipo de ameaça que ele poderia estar sofrendo. Quando recebemos esse tipo de informação, tomamos ações imediatas para evitar o pior, como isolamento ou transferência para outra delegacia. Recentemente transferi-mos um preso por esse motivo”, revela.
Imagens do sistema de vigilância vão ser analisadas para ajudar na investigação. “Vamos ver o que conseguimos limpar dessas imagens e apurar o fato para descobrirmos os autores”, ressalta a delegada.
Atualmente o cadeião possui 253 presos, quando sua capacidade razoável seria para, no máximo, 136 pessoas, número que ainda não cumpriria a Lei de Execuções Penais (LEP), que estabelece um espaço mínimo de seis metros quadrados por preso. A carceragem possui duas alas, cada uma com 16 celas, com dois beliches de concreto em cada ambiente.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.