22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Morte de Tatiane traz à tona debate sobre violência contra mulher em escola de Guarapuava

‘Dia de Reflexão’ foi realizado no Colégio Estadual Visconde de Guarapuava

dia-da-reflexao-visconde-guarapuava-3

Cartazes foram colados no colégio ao final do Dia de Reflexão (Foto: Divulgação)

A trágica morte da advogada guarapuavana Tatiane Spitzner, no último dia 22 de julho, trouxe à tona o debate sobre a violência contra a mulher em todo o Brasil e, no terceiro planalto, não é diferente. O tema passou a ser discutido, também, dentro das escolas, à exemplo do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava. Na última segunda feira (6), foi realizado o “Dia de Reflexão”, onde relacionamentos abusivos e violência de gênero foram a pauta. O colégio onde o evento ocorreu fica a uma quadra de onde morreu Tatiane.

Palestrantes do evento (Foto: Divulgação)

De acordo com a professora Merielle Camilo, organizadora do evento, foram realizadas diversas palestras que tiveram como foco as diferenças do gênero implícitas na sociedade. O evento contou com o apoio da direção do colégio e participação das integrantes do Coletivo Feminista Claudia da Silva. Palestraram as assistentes sociais Valéria Aparecia Monteiro, Nayara Cristina Bueno, Thalyta Forquim Buco e a nutricionista Flávia Maria Cordeiro.

“As palestras tiveram como foco as diferenças de gênero que estão presentes em nossa sociedade, identificando o que seria estereotipado como feminino e masculino, representações que nos relacionamentos amorosos são limitadores de agir em ambos os sexos e quando rompidos geram conflitos, cobranças e abusos”, explicou Merielle.

Crianças e adolescentes participaram do evento (Foto: Divulgação)

No encontro, foi mostrado, ainda, indicativos de relacionamentos que se tornam abusivos, bem como o que fazer.  Também foi contextualizado os tipos de feminismos existentes e o que seria machismo com um vídeo produzido pela ONU-Mulheres.

“Essa reflexão se torna fundamental em tempos de violência contra a mulher presentes em nossa realidade local, para que esses eventos trágicos de violência não mais ocorram”.

No fechamento das palestras, durante a noite, foram colocados cartazes, produzidos pelos próprios alunos, para chamar a atenção da população sobre a temática.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.