22/08/2023
Cotidiano

Movimento vai pedir o fim da violência contra a mulher

Entidades de Guarapuava organizam  16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Será entre 15 de novembro e 1o. de dezembro com um aprogramação diversificada no centro e em bairros da cidade.

Idealizado pelo Movimento de Mulheres do Bairro Primavera, o evento conta com a participação de entidades como o Conselho Municipal da Mulher, Conselho da Mulher Executiva da ACIG (Associação Comercial de Guarapuava), Comissão da Mulher Contabilista, Clube Soroptimista, Movimento de Mulheres da Primavera, Movimento de Mulheres Alto da XV, Levante Popular da Juventude, Marcha Mundial de Mulheres, Prefeitura Municipal, Projeto pelo Bem Comum da Santana e a vereadora e vice-prefeita eleita Eva Schran (PHS).

"Nosso foco é o mesmo, a independência econômica das mullheres, maior participação política feminina e o fim da violência de gênero, por isso convidamos todas as enidades para nos unirmos, sermos parceiras das atividades umas das outras e dar força às mulheres guarapuavanas.", afirma Priscila Schran, do Movimento de Mulheres da Primavera e uma das organizadoras da campanha. 

"Unir todas essas mulheres contribui para o fortalecimento do Conselho e dá mais visibilidade à toda cidade de que queremos o fim da violência contra a mulher. Fico muito feliz com essa articulação", relata a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Lourdes Leal.

A campanha acontece anualmente em 135 países há 17 anos, faz parte do Plano Nacional de Política Públicas para mulheres e tem como objetivo discutir a violência contra as mulheres e convocar todas as esferas públicas (Prefeitura, Câmara de vereadores, deputados, Poder Judiciário) para propor soluções que inibam a violência.

A comissão organizadora da campanha está produzindo um cronograma com todas as atividades, que incluirão palestras, manifestações, exposição fotográfica, sessões de cinema, dias de beleza, desfiles de moda, formações, atos, caminhada e um abaixo assinado por políticas públicas para mulheres em Guarapuava. As atividades serão realizadas no centro da cidade e nos bairros Primavera, Alto da XV, Xarquinho e Vila Bela, segundo definiu o primeiro encontro realizado na noite dessa quinta-feira (25).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.