22/08/2023


Geral

Mulheres cometem menos acidentes de trânsito

O DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) foi pago há mais de 500 mil pessoas que sofreram algum tipo de acidente envolvendo veículos. A estatística do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que 23% dos acidentes são causados pelas mulheres, restando 77% da culpa aos homens.

Em Guarapuava a história não é diferente. Segundo Juliano Lourenço, proprietário de uma corretora de seguros, dois em cada dez acidentes são causados pelo sexo feminino. “As mulheres são mais cautelosas e menos apressadas, acredito que esses fatores são responsáveis pelos homens ganharem essa disputa. Atendendo de cinco a seis acidentes por semana, multiplicando por dois, porque na maioria das vezes o seguro cobre o terceiro envolvido, sendo que o culpado são os homens na maioria das vezes”.

Lourenço ainda salienta o aumento considerável no número de acidentes na cidade. “Depois que retiraram as tartarugas o número de ocorrências foi crescente, e de cada dez registros, oito foram cometidos por homens que foram imprudentes, alegando não ter visto ou percebido motoqueiros ou uma preferencial”. Ele até brinca com a situação: “também os homens aparecem em maior quantidade frente a direção de carros, é brincadeira, as mulheres realmente merecem esse mérito”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo