22/08/2023
Cotidiano

Mulheres iniciam curso de panificação

imagem-90103

Da Redação, com assessoria 

Mulheres e mães das crianças da Escola Total do Bairro Xarquinho iniciaram nesta terça feira (14) o curso profissionalisante de panificação. O curso, que tem a parceria com o Sesi/Senai, Secretaria de Educação e Panificadora Lopes, está na segunda turma. Oferecido gratuitamente, faz parte do programa O Caminho da Profissão. Aproximadamente 30 mulheres vão ter a oportunidade de aprender sobre diversos conteúdos, como teoria da panificação, máquinas e equipamentos para panificação, ingredientes básicos para panificação/receita, processo de panificação e higiene aplicada ao manipulador de alimentos. As 160 horas de treinamento também incluem aulas práticas.

A intenção da secretaria é, além de promover o empoderamento das mulheres, aproximar a escola da comunidade e a família da rotina dos alunos. Leonilda do Rocio Proença teve o incentivo das filhas para se inscrever no curso. “As minhas filhas pediram para eu aprender a fazer bolo gostoso para elas. Mas, como estou desempregada, quero conseguir um emprego em uma panificadora. Foi muito bom ter o curso aqui na escola das meninas porque participo das aulas, depois vou embora com elas e ainda não precisa pagar ônibus. Para nós, o curso não tem custo nenhum, então é uma ótima oportunidade”, avalia a dona de casa.

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, esteve na aula inaugural do curso e parabenizou as participantes, enfatizando que profissionalizar as mulheres é uma das formas de promover oportunidades para a igualdade de gênero. “Existe uma diferença histórica e cultural no tratamento entre homens e mulheres. A criação da Secretaria da Mulher demonstra que a nossa administração está empenhada em reduzir essas distorções culturais e uma das formas é oferecer oportunidades para as mulheres terem autonomia financeira e condições de trabalho”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.