22/08/2023
Cotidiano

Mulheres vítimas de violência terão Casa Abrigo

Cristina Esteche

Uma das mais antigas reivindicações das mulheres ativistas de Guarapuava está concretizada. Entra em funcionamento a Casa Abrigo, uma ferramenta na luta contra a violência à mulher. A entrega da chave será feita pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, no dia 31 de março, às 14h, na sala de reuniões do gabinete.

Conquistada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, a partir de parceria com o Governo Federal, a Casa Abrigo objetiva acolher mulheres em situação de risco de morte ou ameaça em razão da violência doméstica e familiar.  Durante o período que as mulheres estiverem na Casa Abrigo, serão acompanhadas por psicóloga, assistente social e advogada, além de participar de cursos de capacitação profissional. O governo garante verba para o pagamento de aluguel, dois veículos e mobílias.

De acordo com a secretária da Mulher, Eva Schran, a capacidade é para abrigar até 15 vítimas. "Esta é uma reivindicação antiga dos movimentos de mulheres da cidade e que agora se torna política pública".

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.