Após várias tratativas a administração municipal e proprietários do Hospital Santa Cruz, em Pinhão, chegaram a um consenso. Ou seja, a Prefeitura vai assumir a Unidade e o Santa Cruz se torna hospital municipal. Fechado desde agosto deste ano, por dificuldades financeiras, o hospital agora volta a atender a população. Com 96 leitos, dois centros cirúrgicos e maternidade, a estrutura física está boa. De acordo com o secretário de Administração, Marildo Faustino, apenas pequenos reparos serão necessários.
Para ver a situação, o prefeito Valdecir Biasebetti, acompanhado por Marildo, pelo secretário de Saúde, Alain Cesar Abreu e pela técnica Meuri Macedo, fizeram uma visita técnica nessa terça (21). O vereador Aroldo Domingues também participou. Conforme informações levantadas pelo Portal RSN, a Prefeitura vai dispor de R$ 50 mil por mês para o arrendamento da estrutura total.
Como o atendimento será exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a administração municipal vai buscar a contratualização com o Governo Federal e parcerias com o Estado. A estimativa é que o investimento da folha de pagamento supere R$ 150 mil por mês. Há também despesas com custeio que vão ser estimadas.
Com dois centro cirúrgicos em condições de funcionamento imediato, há condições de cirurgias de baixa complexidade. Para esse procedimentos, o hospital precisa contratar um médico que seja clínico geral. E para que a maternidade atenda a demanda de partos, se faz necessário um (a) profissional obstetra. “Na próxima semana estaremos na Secretaria de Estado da Saúde. Queremos trazer para cá o programa Mãe Paranaense”.
EXPECTATIVA
De acordo com Marildo, conversas iniciadas com o Centro Universitário Campo Real vão ser retomadas. A ideia é que o Santa Cruz seja um espaço, para estágio de acadêmicos de medicina e de outras áreas de saúde. Conforme o prefeito Valdeci Biasebetti, trata-se de um avanço para a saúde regional.
“Com o nosso hospital em funcionamento atendemos a nossa demanda. E ainda desafogamos os hospitais de Guarapuava nos procedimentos mais simples”. Com essas tratativas a expectativa é que o hospital seja reaberto nos primeiros meses de 2024.
Leia outras notícias no Portal RSN.