Um convênio assinado entre o prefeito Adelmo Klosouski e a diretoria da Apae, em Prudentópolis, está servindo como modelo para outros municípios. O acordo permite que a Prefeitura repasse mensalmente o valor de R$ 318 mil à entidade, oriundo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). De acordo com a secretária municipal de Educação, Audea Naconechem Volanin, com esse recurso, a APAE contrata professores, motoristas, monitores e serviços gerais, além de comprar produtos para a merenda escolar.
“O Município também repassa mensalmente 28.124,00, para complementar a merenda e esse valor já está incluso no total citado acima, já que não recebemos nada do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE”.
Segundo a secretária, o município sempre colaborou com a APAE, cedendo professores, serviços gerais, motoristas e estagiários. Entretanto, com a alteração da Lei 13.019 pela 13.024, firmou-se o termo de colaboração. “Como os 158 alunos tem matrícula no Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere) há recursos previstos pelo Fundeb por essas matrículas”.
Audea disse ao Portal RSN que o município recebe o equivalente a 63.5 alunos, enquanto para o restante das matrículas o Estado tem o recurso do Fundeb. “A Apae de Prudentópolis tem convênio com o município e com o Estado”.
A Prefeitura também faz o transporte dos alunos, cedendo ônibus e dois motoristas exclusivos para a Apae. De acordo com o presidente da entidade, Julio Kosko, o prefeito Adelmo sempre teve um olhar diferenciado para a entidade. “Somos pioneiros na região com a implantação de um gabinete odontológico dentro da Apae com dentistas do município. Já fazemos esse atendimento há cinco anos”, declarou.