O governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), disponibilizou 50.000 litros de óleo diesel para cada um dos 16 municípios que integram a Associação dos Municípios do Centro Oeste (Amocentro). A informação foi confirmada pelo presidente da entidade e prefeito de Turvo, Marcos Seguro, que esteve reunido com o secretário Norberto Ortigara e representantes dos municípios nesta terça feira (26). Conforme o prefeito, o governo também se comprometeu em ajudar com subsídio para os consórcios de patrulhas rodoviárias entre os municípios. “O governo entendeu a urgência e a importância de termos apoio nesse momento. O problema causado pelo excesso de chuvas está afetando principalmente os pequenos produtores, que estão tendo perdas consideráveis com o fato”, explicou Marcos Seguro.
A Amocentro ainda está agilizando o trâmite burocrático para os municípios consigam o mais breve possível o decreto de Estado de Emergência. “Com o decreto,os produtores poderão ter melhores condições de acesso a linhas de financiamento e, principalmente, para refinanciar as dívidas já assumidas. Com as perdas, muitos terão grandes dificuldades em sanar os compromissos assumidos”, enfatizou Seguro.
O óleo diesel liberado pelo governo do Estado será utilizado pelos municípios em programas urgentes de recuperação da malha viária. “Nós, em Turvo, por exemplo, estamos com equipes trabalhando mesmo em dias de chuva. Os pontos emergenciais para facilitar e dar condições de escoamento da produção estão sendo atendidos. As prefeituras estão fazendo o máximo para que os produtores não tenham mais prejuízos com a situação. É uma verdadeira corrida contra o tempo”, concluiu o prefeito.