Museu paranaense oferece formas de se conectar com arte

“Da janela de casa” é a primeira proposta do Museu de Arte Contemporânea para se conectar com a arte em tempos de isolamento social

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) acaba de lançar o “Da janela de casa” (Foto: AENPr)

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) acaba de lançar o “Da janela de casa”, newsletter enviada por e-mail, todo domingo. A iniciativa conta com sugestões de leitura, museus on-line e dicas culturais para quem deseja permanecer conectado com a arte nesses tempos de isolamento e distanciamento social. Para receber basta se inscrever gratuitamente pelo link.

Produzida pela equipe do MAC-PR, a newsletter aborda em seu texto de apresentação a ideia de que “a internet é uma janela para o mundo”. Relembrando o sentimento gerado nos primórdios da World Wide Web: “olhávamos felizes para ela como uma janela para toda cultura e conhecimento reunidos no mundo”. E faz o convite: “Seu celular ou computador ainda pode ser essa janela! Vamos aproveitar a quarentena para lembrar como a web pode ser incrível?”.

Assim, a coluna “Leia em casa” traz dicas de leitura diversificadas, que vão de reflexões sobre o momento atual e possíveis transformações trazidas pela pandemia de Covid-19 a e-books de literatura gratuitos mapeados pela equipe do MAC-PR. Além disso, videoarte pra ver do sofá reúne outra série de sugestões, dessa vez para ver e ouvir.

Já em “Acervos on-line”, a equipe disponibiliza todo o acervo artístico do museu e parte do acervo documental que estão no sistema Pergamum Museus, além de outras propostas de acervos nacionais e estrangeiros. Conta, ainda, com uma seção de podcasts, mídia sonora que tem ganhado cada vez mais adeptos. Assim, semelhante a um programa de rádio, mas com o diferencial de ficar disponível para ser ouvido quando quiser.

Por fim, a ideia é, a cada semana, levar aos assinantes uma curadoria de materiais sobre arte disponíveis na rede.

DECRETO ESTADUAL

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná está temporariamente fechado para o público, atendendo ao decreto estadual 4.230/20, que determina o fechamento dos espaços culturais do Governo do Paraná – museus, bibliotecas e teatros – e suspende os eventos artísticos e culturais desde o dia 17 de março de 2020.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

TRISTEZA

Morre em São Paulo a menina Marina Karan Primak

'Live' de Roberto Kuster vai arrecadar para duas entidades de Guarapuava

Comentários