22/08/2023
Cotidiano

Mutirão começa transformação no Jardim das Américas e no Paz e Bem

imagem-60082

Lixo espalhado pelo Jardim das Américas, um dos problemas que mais incomodam os moradores

“As ruas são esburacadas, com muito lixo espalhado, e quando chove a gente mal consegue sair de casa. Passam poucos ônibus e como se não bastasse, quando vamos para o centro atrás de emprego e dizemos que somos aqui do Jardim, nem pensam em nos contratar”. É assim que a dona de casa Marilene Correia caracteriza o Jardim das Américas, um dos bairros mais pobres de Guarapuava.

Para Marilene, os problemas são inúmeros, mas o que mais a incomoda é quando o rio Cascavelzinho transborda em dias chuvosos e leva o lixo acumulado nas águas para dentro de um poço, de onde a sua família tira água para beber e cozinhar. “Aqui eu só usava água do poço, que é horrível. Tive que puxar um cano da casa da minha mãe que tem água para conseguir na minha casa. Mas, mesmo assim, de vez em quando a gente ainda precisa pegar água de lá”, conta. “Anos atrás um dos meus netos foi buscar água no poço, escorregou, caiu lá dentro e morreu afogado”, relembra.

Poço que a família de Marilene usa para retirar água

Mas Marilene não é a única que sofre com os problemas do Jardim das Américas. Rosemeri dos Santos, dona de casa, mora na divisa do Jardim com o bairro Paz e Bem, onde fica um dos pontos mais críticos do bairro. Para Rosemeri, o problema do lixo no bairro, por exemplo, é culpa dos próprios moradores. “Aqui tem muito catador de reciclável. O que eles pegam e não conseguem vender eles espalham por aqui, em todo canto. Todo mundo reclama, mas aqui dentro mesmo ninguém faz nada para ajudar”.

Para começar com a solução de problemas do bairro, a SURG (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, está realizando um mutirão de limpeza nos dois bairros. De acordo com Fernando Damiani, duas escavadeiras hidráulicas estão nos bairros retirando o lixo acumulado nas ruas e na beira do rio. “O processo deve seguir durante toda a semana, em um dia nós não conseguimos resolver o problema do lixo aqui nos bairros”.

Escavadeira realizando limpeza na divisão dos bairros Paz e Bem e Jardim das Américas

Quanto a questão da falta de asfalto, outro problema que os moradores dos bairros reclamam, Damiani explica que o projeto para melhora nas ruas deve acontecer em 2014, ano em que as Casas Populares serão instaladas na região. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.