22/08/2023
Paraná Saúde

Mutirão vai zerar demanda por aparelhos auditivos

imagem-126922

Da Redação, com AEN

Pato Branco –  Pacientes de 15 municípios da Região Sudoeste que precisam de aparelhos auditivos, terão um grande mutirão neste primeiro semestre. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. Os aparelhos auditivos serão gratuitos. O objetivo é zerar a demanda de pacientes que aguardam pela prótese nos 15 municípios da região. 

De acordo com o secretário, a expectativa é que pelo menos 320 pacientes sejam atendidos. "Trata-se de uma iniciativa inédita para melhorar a qualidade de vidas dessas pessoas que aguardam há anos por este aparelho. Um programa que está dando certo em outros municípios é que agora beneficiará também a população desta região",
Inicialmente, o Estado deve destinar R$ 600 mil para a viabilizar o mutirão, que atenderá a fila de espera já existente no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir da próxima semana, a 7ª Regional de Saúde de Pato Branco deve iniciar um levantamento sobre a real demanda dos municípios. A ideia é atualizar o cadastro dos pacientes e planejar a execução do mutirão em conjunto com os gestores municipais. 

O recurso será repassado diretamente à Prefeitura de Pato Branco, que ficará responsável pela contratação da clínica que fará a compra dos aparelhos, bem como a avaliação e o acompanhamento dos pacientes encaminhados pelos municípios. “Esperamos que todo o processo transcorra com agilidade, pois sabemos da angustia dessas pessoas que estão na fila de espera”, disse Caputo Neto. 

SELO DE QUALIDADE

O anúncio do mutirão foi feito em Pato Branco, durante a solenidade de entrega de selos de qualidade para unidades de saúde da região, na quinta (02). Nesta etapa, serviços de Chopinzinho (2) e Clevelândia (1) foram contemplados. O título é um reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pelas equipes de saúde que atuam no atendimento direto à população. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.