22/08/2023
Geral

Na área educacional, Guarapuava tem índices negativos, aponta IBGE

Novas informações divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que Guarapuava “amarga” um índice negativo na área educacional no Paraná, perdendo para municípios de menor porte como é o caso de Porto Barreiro. A pesquisa do censo 2010 foi divulgada na última sexta-feira, 27, e tem como fonte as pessoas que nunca frequentaram creche ou escola. Guarapuava registrou 16.065 pessoas, o que corresponde a 9,6% do total da população guarapuavana contra 8,73%, média do estado do Paraná. A cidade de Quatro Pontes, no oeste do estado, registrou o melhor índice de 3,52%, da relação do total da população daquela cidade com o número de pessoas que não tiveram acesso à educação infantil ou fundamental. Ao todo, 89 cidades paranaenses tiveram o índice que ficou dentro da média paranaense. Destacaram-se Virmond com percentual de 7,42%, Irati com 8% e Porto Barreiro com 8,01%.

Outra informação do IBGE, foi com relação ao nivel de instrução das cidades paranaenses, no que se refere as pessoas sem instrução e do ensino fundamental incompleto, Curitiba obteve o melhor índice, com 31,69%, sendo que a média do estado é de 48,75%. Em 2º apareceu Maringá com 35,67%. Quanto menor esse índice, melhor é a relação do total da população com as pessoas sem instrução e do ensino fundamental incompleto.

Nesse quesito, Guarapuava ficou na 67ª posição, com índice de 52,78%, também considerado alto. Segundo o censo do IBGE de 2010, a cidade tem 74.270 pessoas que não possuem instrução e que não concluíram o ensino fundamental. Ao todo, apenas 31 cidades conseguiram ficar dentro da média do estado, mas nenhuma cidade da região apareceu nessa lista.

 

 

Quando o assunto é o ensino médio e superior, Guarapuava possui 28.892 pessoas que possuem o ensino médio e ensino superior incompleto, alcançado índice de 20,49%, ficando nesse caso mais uma vez abaixo da média do estado que é de 22,93%. Nesse item, quanto maior o percentual, é sinal que de a cidade ficou melhor colocada no índice de nível médio.

Com relação ao ensino superior, cerca de 11.730 pessoas, tem nível superior completo em Guarapuava.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.