22/08/2023
Cotidiano

Na Vila São Luiz, curso prepara mulheres para pintura de prédios

imagem-60285

O mercado de trabalho de Guarapuava ganha mulheres qualificadas para pintura arquitetônica. Um projeto  desenvolvido pela Paróquia São Luiz, em parceria com a  Secretaria Municipal da Mulher de Guarapuava,  qualificou 20 mulheres com idades entre 18 e 64 anos, moradoras da comunidade para a arte de pintar residências.

Durante três dias, em aulas ministradas na paróquia por uma instrutora representante da Renner Tintas, as novas profissionais  aprenderam o preparo de superfície; patologia e linha de produtos para alvenaria, madeira e metal; efeitos decorativos tipo gel e textura. Aulas práticas e teóricas marcaram o curso.

De acordo com a Diocese de Guarapuava, além de formação de mão de obra especializada, atendendo a um mercado de renovação contínua, o curso vai ao encontro das  Santas Missões Populares (SMP) que acontece na Diocese.

 O terceiro bloco das SMP falam do "Dom e a dignidade da vida em primeiro lugar",  observa  o padre Itamar Abreu Turco, pároco da comunidade. "Em nosso bairro há diversos problemas sociais, pretendemos elevar a estima e desenvolver as pessoas como ser humano", disse.

Segundo o padre  Itamar,  o projeto demonstra que é possível fazer pela comunidade, independente de tempo político e de partidos. "Da parte de organização também demonstra que lideranças bem formadas podem contar com parcerias adequadas para cada realidade que se necessita".

Para Marlene Ribeiro Nakasone (59) , uma das participantes do projeto, o curso superou todas as expectativas. "Fiquei deslumbrada com tudo. Vou já aplicar aquilo que aprendi na pintura da minha casa. Tive muitos problemas com pintores que começavam e não terminavam o serviço ou que faziam as coisas mal feitas".  Marlene também contou que  não entendia nada de tintas, de pintura, mas agora se sente capacitada para esse tipo de serviço.

Andrea Akico Nakasone Pereira (36), outra aluna do curso, disse que  aprendeu muita coisa. "Quero agora aplicar o conhecimento, há princípio na minha casa, depois na casa da mãe e da família, para ir pegando ainda mais experiência".

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.