22/08/2023

Namaskar

Uma reflexão, nas palavras de Sri Sri Anandamurtii:

"Durante o movimento psico-espiritual, os seres humanos movem-se em direção ao Núcleo Supremo. Se eles sabem, ou se eles estão com a impressão de que essa Entidade Suprema é uma figura filosófica, ou uma figura da ciência – uma figura tal como um banquinho ou outro objeto inanimado –, então a estrutura física deles pode mover-se na direção Dele, na direção da Entidade Numenal, e suas mentes também podem mover-se, mas o sentimento deles não será tocado.

E apenas para acelerar a velocidade, ou melhor, para que simplesmente exista velocidade, um suporte sentimental, uma propulsão sentimental é uma necessidade indispensável. Agora, esse suporte sentimental deve estar baseado na racionalidade. A sentimentalidade baseada na racionalidade é a força mais poderosa do universo. E a sentimentalidade sem racionalidade assume a forma de dogma – ou, antes, da distorção do dogma.

Agora, o que é que a racionalidade diz? Toda e cada partícula deste universo, desde um grande mamute até uma pequena folha de grama, é criação da Entidade Suprema e da Sua conação Macropsíquica. Portanto, a relação é como de Pai e crianças, de Pai e Suas amáveis crianças – o Progenitor Supremo e a Sua progênie. Não pode existir mais do que uma Causa Numenal. A Entidade Numenal Suprema é única e singular. Então, a concepção de tantos e tantos deuses, tantas e tantas deusas, tantos e tantos fantasmas, estão todas baseadas em idéias defeituosas. O Pai Supremo, a Entidade Numenal, é uma Entidade Singular. E essa Entidade Numenal é o amoroso Pai. A relação de uma pessoa com o Pai amoroso é uma relação de amor e afeição – é uma relação doméstica. Não há nada formal, nenhum tipo de formalidade nela. É uma relação puramente doméstica, de família. Assim, a Causa Numenal não é apenas uma entidade teórica: ela é o Pai de vocês, a entidade mais próxima e mais querida de vocês."

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo