Nasa informa que asteroide passa perto da Terra, mas não trará impacto

O asteroide tem de 5 a 10 metros de largura. O que segundo a Nasa, corresponderia ao tamanho de um pequeno ônibus escolar

Nasa informa que asteroide passa perto da Terra, mas não trará impacto (Foto: Reprodução/G1)

A manhã desta quinta (24) será marcada por um fenômeno. Um asteroide vai passar “perto” da terra. De acordo com a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), não é preciso entrar em pânico. Isso porque, o asteroide deve ficar a 22 mil km de distância da Terra. Assim, cerca de 10 vezes a distância de Guarapuava a Salvador (Bahia).

Conforme o Portal G1, o asteroide tem de 5 a 10 metros de largura. O que segundo a Nasa, corresponderia ao tamanho de um pequeno ônibus escolar. Além disso, ele foi batizado oficialmente como 2020 SW. “Se estivesse em uma trajetória de impacto com a Terra, a rocha espacial quase certamente se quebraria no alto da atmosfera. Desse modo, tornando-se um meteoro brilhante conhecido como bola de fogo”.

O diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da Nasa, Paul Chodas, informa que há vários asteroides pequenos como este. Ele também informou que eles se aproximam do planeta Terra várias vezes por ano. “Na verdade, asteroides desse tamanho impactam nossa atmosfera cerca de uma ou duas vezes por ano, em média”.

A Nasa informa que o asteroide teve o momento de maior proximidade do planeta às 8h12, sobre o sudeste do Oceano Pacífico. Ainda conforme as informações, ele vai continuar a jornada ao redor do Sol. Assim, só vai retornar para perto do planeta em 2041. Quando, segundo o G1, fará um sobrevoo muito mais distante.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

DIAS DAS BRUXAS

Até domingo (1), tem Halloween no Shopping Cidade dos Lagos

NO FERIADO

Órgãos da administração pública ficam fechados durante o feriado

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

Comentários