Neddji mantém serviços com atendimento on-line em Guarapuava e Irati

Durante a pandemia, os atendimentos presenciais foram suspensos. Mas a população pode ser atendida por telefone ou whatsapp nas duas cidades

Durante a pandemia, os atendimentos para garantir os direitos de crianças e adolescentes são feitos on-line (Foto: Reprodução/Pixabay)

O Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (Neddij) é um projeto de extensão da Unicentro que atua para preservar e garantir os direitos de crianças e adolescentes. Os atendimentos são jurídicos e psicológicos.

Em Guarapuava, normalmente o Núcleo faz atendimentos no campus Santa Cruz da Unicentro e, em Irati, a equipe universitária atende o público no Centro Administrativo Municipal. Mas, por conta da suspensão das atividades presenciais, foi preciso reinventar a forma de assessorar as pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social.

De acordo com a coordenadora do Núcleo em Guarapuava, professora Andressa Kolody, esse trabalho é feito por meio de chamadas telefônicas, mensagens de texto e vídeo-chamadas. “Foram mantidos os atendimentos e orientações psicológicas, sociais, jurídicas e também o atendimento multiprofissional para acompanhar as  famílias que têm processos judiciais que estão sob a nossa responsabilidade e as que têm acordos extrajudiciais feitos pelo Neddij. Nesse período, foram feitos 377 atendimentos e orientações técnicas on-line“.

OS ATENDIMENTOS

Dessa maneira, ao analisar os dados referentes ao atendimento, Andressa aponta que o abandono afetivo é o principal conflito familiar relatado aos profissionais do Neddij em Guarapuava. Portanto, atender e acompanhar o público é extremamente importante, já que o isolamento está intensificando as vulnerabilidades vividas pelas crianças e as famílias.

As pessoas estão submetidas a um nível de estresse nunca visto. Então, seguem afastadas de figuras de proteção como educadores e professores, que cumprem um importante papel na identificação de denúncias de violências. A nossa equipe compreende a gravidade da situação e quer encontrar soluções que minimizem os prejuízos que recaem sobre o atendimento das necessidades.

Sendo assim, o Neddij tem buscado aperfeiçoar esse novo modelo de atendimento por meio de cursos on-line de capacitação. Também, é uma das funções do Núcleo desenvolver ações socioeducativas em torno do Estatuto da Criança e do Adolescente. Com isso, os bolsistas e professores têm divulgado conteúdos relacionados ao assunto nas redes sociais do projeto.

O Neddij integra o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, que tem como órgão centralizador o Conselho Tutelar. Para ser atendido pelo Neddij em Guarapuava, o interessado deve ligar ou enviar mensagem pelo WhatsApp para o telefone (42) 99119-8904 ou 3621-1311.

Em Irati, o público pode procurar a equipe do Neddij pelo telefone (42) 99144-7154.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Meio ambiente orienta moradores para o descarte correto em lixeiras públicas

AJUDA

Apaes da Região recebem cestas básicas da Secretaria da Justiça do PR

EXEMPLO

Bituruna economiza R$ 800 mil com redução de salários na pandemia

Comentários