22/08/2023
Cotidiano

Nesta quarta, MP faz audiência pública e debate a PEC 37, em Guarapuava

         O Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR) vai promover nesta quarta-feira (22), uma audiência pública do Movimento Paraná sem Corrupção com objetivo de discutir junto com a sociedade temas como transparência e combate à corrupção.

            O encontro será às 19 horas, no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava e terá a presença de promotores de Justiça do MP, representantes de entidades da sociedade civil organizada e pessoas interessadas.

            Segundo o promotor de Justiça, Vitor Hugo Nicastro Honesko também será um ato público contra a Proposta de Emenda Constitucional  (PEC 37).

            Honesko pede a presença maciça da sociedade, pois serão debatidas questões que dizem respeito a todos. “A importância da participação da comunidade é muito grande, porque não vamos mudar uma cidade e muito menos um país só com a presença das lideranças políticas. A democracia é feita de pessoas, é o poder do povo. Se a sociedade começar a se organizar e participar dos atos públicos, se informando, e tomando consciência da realidade social, teremos mais êxito nas ações”.

            De acordo com o promotor de justiça, a audiência, que tem como tema “Cidadania – Direitos e Deveres”, pretende incentivar uma postura ética, para que a sociedade desenvolva uma contracultura de corrupção.  “Vamos tratar de ética nas esferas mais simples, por exemplo, furar fila, ou dar o troco errado. Das coisas mais banais até as mais complexas”.

            Sobre o Movimento, Honesko relata alguma das ações que serão colocadas em prática na cidade. “Vamos trabalhar em conjunto com a comunidade e com o Núcleo Regional de Educação. Queremos lutar contra a corrupção por meio de atos educativos, conscientização da população e, principalmente, dos alunos”.

            Em relação a PEC 37, proposta que pretende limitar o poder investigatório do MP em crimes contra corrupção, desvio de verbas, crime organizado, abusos cometidos por agentes do Estado e até mesmo violações de direitos humanos, o promotor comenta que é importante que a sociedade saiba das consequências da aprovação da proposta. “Não queremos restringir o poder investigatório da polícia. A ideia é trabalharmos de forma conjunta, afinal, é lógico que quanto mais pessoas investigarem, mais casos serão solucionados”.

            O presidente do Concejug (Conselho de Cidadania, Ética e Justiça de Guarapuava), Rodolpho Benvenutti Lima, que apoia a audiência, falou sobre a importância do evento. “Esta audiência é uma continuidade das ações para debater e repassar a sociedade sobre a PEC 37. Nesse ato a ideia é fomentar a massa crítica a respeito das consequências da proposta”, afirma.

            O Sindicato Rural de Guarapuava e a Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (Acig) também estão apoiando a realização da audiência.

 

Movimento Paraná sem Corrupção

           O movimento partiu de uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, tem como propósito promover o combate à corrupção e disseminar uma cultura baseada na dignidade, na honestidade, em princípios éticos, na participação social e no exercício pleno da cidadania.

            Além disso, pretende mobilizar a sociedade, incentivando práticas cidadãs não apenas no ambiente político, mas também no trabalho, escola e em toda comunidade.

            Entre as prioridades do movimento estão: rede de proteção; transparência; participação e prevenção à violência.

            Outras informações no site: http://www.paranasemcorrupcao.org.br

Com assessoria do MP/Pr

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.