Neste verão, cachoeiras são opções de lazer para os guarapuavanos

Projeto da Prefeitura está mapeando as cachoeiras da cidade e incentivando o ecoturismo local

Os finais de semana com temperaturas altas, típicas do verão, somam-se ao período de férias para diversas pessoas. Muitas delas, nesta época, aproveitam para realizar atividades que fujam da rotina e tragam diversão. Em Guarapuava, a população conta com uma opção bastante atrativa e prazerosa para os dias de folga.

Salto das Pombas, em Guarapuava (Foto: Moacir Cruz)

São as cachoeiras, belas e abundantes, que estão sendo, pouco a pouco, mapeadas pela equipe da secretaria de turismo de Guarapuava. De acordo com o assessor da secretaria, Márcio de Sequeira, até o momento, 105 cachoeiras da cidade foram catalogadas pela equipe. A maioria delas, segundo o assessor, encontra-se em áreas particulares.

“Nós estamos fazendo, juntamente com essa catalogação, um trabalho de diálogo, sensibilização e orientação para esses proprietários sobre os procedimentos legais para facilitar o acesso da comunidade à essas cachoeiras, pensando no fortalecimento do ecoturismo local”, declarou Márcio.

Conforme a catalogação das cachoeiras avança ocorre, também, o planejamento para divulgação dessas riquezas naturais guarapuavanas. Um exemplo disso é o projeto Cachoeiras Serra da Esperança, que integra as ações do programa Guarapuava Turística 2026. Nessa iniciativa, que fomenta o ecoturismo e a aventura, 15 saltos da região estão mapeados em um guia especial. São eles: Salto São Francisco, Coroinha, Cavalheiros, Salto das Pombas, Fazenda Velha, Barra Grande, Branca I, Branca II, Véu da Noiva, Fumacinha, Tigrinho, Esperança, Xaxim e Araúna. Suas quedas variam de 16 a 196 metros.

Se interessou? Então aproveite a temporada e visite as cachoeiras locais. Nas páginas Visite Guarapuava e Conheça Guarapuava, você poderá conferir detalhes sobre estas e outras cachoeiras da cidade. Guias e mapas com detalhes sobre rotas turísticas guarapuavanas também podem ser encontradas na Casa do Imigrante, sede da secretaria de turismo municipal.

Relacionadas

PROGRAME-SE

'Trenzinho da Luz' oferece passeio gratuito pela 'Cidade dos Lagos'

MORADIA

Famílias recebem casa própria em Santa Maria do Oeste

CANDÓI

Manifestação pede que lei contra maus tratos de animais seja cumprida

Comentários