22/08/2023
Cotidiano Cultura e Entretenimento Guarapuava

No Dia do Rock comemore ouvindo música boa e o ‘Podcore Podcast’

A banda Truman já embalou festivais, festas, bares e pubs com boa música, mas agora é hora de conhecer também o podcast que dois dos integrantes criaram

IMG-20200622-WA0069

A banda Truman já embalou festivais, festas, bares e pubs com boa música (Foto: Divulgação)

Já dizia Raul Seixas, o rock não se aprende nem se ensina. E é com esse pensamento que lembramos que hoje (13) é um dia especial para os apaixonados por rock, já que a data é marcada para celebrar o gênero musical. Infelizmente, a comemoração não poderá ser em um show presencial da banda que você mais gosta, mas isso não te impede de aproveitar ouvindo bandas guarapuavanas que marcaram festivais e festas, embalando nossas vidas antes da pandemia.

Antes da tecnologia tomar conta do mundo e da conexão humana funcionar mais presencialmente do que on-line, um festival marcou a data em 1985, o Live Aid. Reunindo muitos nomes mundialmente conhecidos, o intuito era arrecadar dinheiro para ajudar a combater à fome no continente africano. A iniciativa marcou a vida de todos os artistas que participaram e aquele ficou conhecido como o Dia do Rock.

Muitos guarapuavanos são amantes do gênero, um dele é Fábio Forni, jornalista e integrante da banda Truman. O grupo ganhou vida em 2017, quando três dos integrantes acabaram saindo de uma outra banda e decidiram continuar trabalhando no meio da música. Assim, partiram em busca de outros músicos que viessem a somar na formação.

Já são quase três anos de Truman, de acordo com Fábio, a ideia era juntar a galera para tocar em bares, pubs e festas. “Nosso primeiro show oficial foi em uma cervejada bem conhecida na cidade em 2017 mesmo. Foi um aprendizado para a gente tocar com um grande público e percebemos que a galera curtiu nossa vibe”.

A Truman é formada por Felipe Staciaki no vocal, Luiz Gabriel Ludwig e Vinícius Pereira nas guitarras, Luciano Cardoso no baixo e Fábio Forni na bateria. No início, eles tocavam apenas cover.

(Foto: Divulgação)

MÚSICAS AUTORAIS

Apesar de continuar tocando com o repertório já conhecido pelo público, a Truman também começou a trabalhar em sons autorais. “É muito legal fazer cover, mas queremos passar a nossa mensagem também. No final de 2018, a gente lançou nossa primeira música, foi a primeira composição. Todo show tocamos ela, teve um alcance e uma dinâmica muito boa. Tem uma parte do som que todo mundo que nós acompanha sabe cantar. Foi assim que percebemos a força que ela tem”.

Para o futuro os planos continuam, mesmo com o isolamento social e as dificuldades causadas pela pandemia da covid-19. No começo deste ano, a banda soltou a primeira música do EP que está trabalhando. Segundo Fábio, o EP vai apresentar ao público apenas sons autorais, mas dessa vez em português, já que a música lançada em 2018 era em inglês. “Assim, tivemos o norte que precisávamos para nos encontrar como banda que é cantar em português, mostrar nossa bagagem e compor sobre questões do cotidiano”.

Apesar das dificuldades encontradas com a chegada do novo coronavírus, todos os integrantes estão trabalhando em casa e esperam para poder se encontrar e animar os guarapuavanos novamente.

PODCORE PODCAST

O amor de Fábio e de Vinícius pelo rock não fica apenas na banda, essa é uma ideia antiga dos dois amigos que sempre foram apaixonados pelo hardcore. Sendo assim, decidiram colocar as mãos a obra e abrir um espaço para aqueles, que assim como eles, gostam de receber conteúdo, indicações, e claro, ler boas entrevistas sobre o tema, criando o Podcore Podcast.

Sabemos que agora o pessoal não pode ir em shows, por isso temos um podcast voltado para o universo hardcore. Dessa maneira, trazemos pessoas que são envolvidas com o espaço e que consomem esses produtos. Então não são atuantes, mas consumidores do hardcore para que seja um conteúdo diferente, mas que ainda tenha esse contato mesmo na pandemia. Essa troca de ideias é muito importante agora, as pessoas precisam de entretenimento e é isso que queremos levar para elas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.