22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Noite de vigília movimentará fiéis neste sábado

imagem-131664

Da Redação

Guarapuava – A partir das 20h deste sábado (15), a Catedral Nossa Senhora de Belém começa a noite da vigília pascal. A celebração marca o final do tríduo preparatório para a morte e ressurreição de Jesus Cristo iniciado na quinta feira (13).

De acordo com o padre Jean Patrik, o ritual começa fora da igreja onde haverá uma fogueira. “Será aceso o círio pascal, um dos mais importantes símbolos da igreja católica e que representa que Cristo está entre nós”. A vela foi confeccionada em Cascavel e ficará acesa durante os 50 dias que antecedem Pentecostes, outra data significativa para os católicos. “É a vinda do Espírito Santo”.

Segundo o padre, em seguida, já dentro da Catedral, haverá a renovação das promessas de batismo e a benção da água. “Os fiéis levam garrafas com água para serem abençoadas”.

CÍRIO PASCAL

O Círio Pascal, um dos mais importantes símbolos católicos é uma grande vela, feita com cera de abelha, adornada com a cruz, que representa a redenção.

Outros elementos são colocados durante a chamada Celebração da Luz, realizada durante a vigília que acontecerá neste sábado em todas as paróquias católicas.

Antes de ser aceso, o Círio representa o Cristo morto. O sacerdote faz uma cruz no seu centro (hoje essa cruz já vem impressa no Círio) para configurá-lo a Jesus Cristo; em seguida ele grava o Alfa e o Ômega (A e Z, primeira e última letras do alfabeto grego), para indicar que Cristo é o princípio e o fim de todas as coisas; por último grava os números do ano em curso, para significar que Cristo vive hoje para a humanidade. A cada ano é aceso um novo círio que é colocado, posteriormente, ao lado da Pia Batismal. Ele será aceso ao longo do ano nas celebrações do Batismo e do Crisma.

RESSURREIÇÃO

As missas neste domingo (16), celebradas para comemorar a ressurreição de Cristo, serão às 7h, 9h, 10h30 e19h.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.