22/08/2023


Geral

Noite deste domingo terá fenômeno da superlua

A noite de domingo (23) promete ser de espetáculo no céu com a chamada “Superlua”, um nome popular para se referir ao perigeu lunar, o ponto de maior aproximação do satélite com a Terra. Espera-se que a Lua esteja 14% maior e cerca de 30% mais brilhante do que em dias normais. Quem perder a chance de observar o fenômeno só terá outra chance no ano que vem.

Por conta da órbita elíptica, a distância entre a Lua e a Terra varia. A cada 30 dias, ela atinge seu ponto de aproximação máxima com a Terra. No perigeu, ela fica cerca de 356 mil km distante da Terra, enquanto a média é de aproximadamente 380 mil km. Mas, como na maioria das vezes isso não coincide com a Lua cheia, fica mais difícil perceber o fenômeno. A Lua influencia nas marés da Terra, mas, segundo os cientistas, não há motivos para esperar ondas perigosamente acima do normal.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo