quarta-feira, 16 de abr. de 2025
Blog da Cris Guarapuava

Nos bastidores, Cesar Filho continua firme

Cesar Filho esteve em uma importante conversa com Luciano Ducci, presidente do PSB no Paraná, na segunda (7)

Cesar Silvestri Filho (Foto: arquivo RSN)

O ex-prefeito de Guarapuava César Filho (PP), figura que tem se mantido longe dos holofotes políticos desde as últimas eleições municipais, quando coordenou a campanha do ex-prefeito Celso Góes (CD) à reeleição, tem recebido uma série de propostas que podem mudar o rumo da carreira política dele nas eleições de 2026.

Filiado ao PP, partido tradicionalmente forte em Guarapuava e na Região, César Filho se tornou uma das grandes incógnitas do cenário político local. Embora longe da cena, o rescaldo eleitoral dos mandatos como deputado e como prefeito por dois mandatos consecutivos ainda lhe confere relevância política.

Vereador Gilson da Ambulância, Luciano Ducci e Cesar Filho (Foto: divulgação)

Apesar do silêncio de César Filho, o movimento político em torno dele não para. Recentemente, ele esteve em uma conversa com Luciano Ducci, presidente do PSB no Paraná. A reunião, que ocorreu nesta segunda (7), contou com a presença do vereador Gilson da Ambulância, que coordena a regional do partido, envolvendo 22 municípios. A conversa entre César Filho e Ducci surge como um indicativo de que o ex-prefeito está sendo sondado pelo PSB, que está se reorganizando no estado. No entanto, em conversa com ele nesta quarta (9), Cesar Filho confessou que não pretende deixar o partido. “Estou bem no PP.”

CAPITAL POLÍTICO

O cenário atual de César Filho pode ser comparado a uma partida de xadrez. O ex-prefeito possui um capital político significativo, herança do tempo à frente da prefeitura e do trabalho desempenhado no município e no Estado. Essa base de apoio pode ser suficiente para que ele retorne ao cenário político eleitoral em 2026, junto com a deputada estadual Cristina Silvestri (PP), mãe dele.

Fica claro que, portanto, se ele decidir entrar no jogo, a trajetória política o coloca em uma posição de destaque. Seja no PP, onde mantém a filiação, ou em novos espaços partidários como o PSB.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.