22/08/2023
Educação Guarapuava

‘Nós propomos! Guarapuava’ envolve estudantes para propor soluções ao município

Os problemas e as soluções serão apresentados aos vereadores de Guarapuava, após as pesquisas dos estudantes

Projeto Nós propomos! Guarapuava (Foto: Divulgação)

A Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) iniciou nesta segunda (27) as visitas do idealizador do projeto ‘Nós propomos! Guarapuava’ no município. O projeto, do departamento de Geografia da universidade, incentiva a aproximação de jovens das escolas públicas com o poder público.

De acordo com a assessoria do ‘Nós propomos! Guarapuava’, o projeto ensina jovens a pesquisarem e a proporem soluções para a melhoria da cidade. Com a coordenação da professora Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, o objetivo é mostrar aos alunos das escolas públicas, como identificar problemas da escola, do bairro e dar ideias com base em pesquisas.

Além disso, esses estudantes receberão palestras de vereadores e secretários da Educação, Meio Ambiente e Urbanização, que vão ensinar passo-a-passo a implementação de leis e outras medidas. As pesquisas feitas pelos alunos incluem também questionários aplicados aos moradores do entorno escolar. Neste ano, a pauta prioritária é o problema com o bullyng nas escolas e a importância das hortas comunitárias.

Conforme as informações, os problemas e as soluções serão apresentados aos vereadores de Guarapuava, após as pesquisas. Entre hoje (27) e quinta (30) o idealizador do projeto, professor Sérgio Claudino da Universidade de Lisboa, fará várias visitas no município para uma série de eventos.

INCENTIVO

De acordo com as informações, o projeto ajuda os jovens a saírem da posição passiva e passarem a participar mais ativamente da cidade. Além desses questionários e pesquisas, haverá a produção de curtas-metragens a partir de pautas prioritárias, com ajuda do professor Eduardo Yamamoto, do Departamento de Comunicação da Unicentro.

Além de melhorar a autoestima dos alunos, pois eles se sentem capazes de expressar as suas demandas, é uma maneira diferente de sensibilizar os políticos da cidade sobre questões que eles vivenciam todos os dias. 

AGENDA

De acordo com o cronograma, nesta segunda (27) o idealizador e a equipe do projeto visitou o Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, o campus Cedeteg da Unicentro, o departamento e a pós-graduação. Ainda nesta tarde haverá uma roda de conversa com a equipe da USF, EducartGEO e residentes para uma avaliação sobre a experiência.

Já nesta terça (28), haverá visita ao campus Santa Cruz da Unicentro, ao Departamento de Comunicação e às pró-reitorias. No período noturno terá a assinatura do Protocolo Universidade de Lisboa e Unicentro, e o Lançamento do livro: Formação de Professores de Geografia no Projeto Nós Propomos! Guarapuava. O dia acabará com uma conferência sobre Geografia e Educação em Portugal.

Quarta (29) o cronograma marca uma conversa inicial com os alunos da pós-graduação e deslocamento para o Colégio Estadual Padre Chagas. Em seguida, uma roda de conversa com os alunos da pós-graduação sobre a proposta do projeto e a educação geográfica. Por fim, na quinta (30) a visita será no Colégio Estadual Antônio Tupy Pinheiro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Anelize Marques

Jornalista

Jornalista formada Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) desde junho de 2023. Com 22 anos, tem experiência em Assessoria de Comunicação, Webjornalismo e conteúdos digitais, e Revista. Escreve sobre temas diversos e atua como repórter no Portal RSN desde maio de 2023.

Relacionadas

Desculpe, não encontramos nenhuma postagem disponível.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.