Está sendo grande a repercussão nas redes sociais sobre a informação não verdadeira que atingiu a família da menina Maria Julia Franciosi Gelinski no final da tarde de ontem quarta-feira, dia 14.
A notícia postada no blog Olho Aberto de Laranjeiras do Sul de que a menina havia falecido ganhou repercussão em Guarapuava. A RSN foi a última a noticiar com base na informação divulgada pela Rádio Guairacá FM, um pouco antes das 19 horas, num programa de entretenimento . Inúmeras ligações de pessoas idôenas da sociedade guarapuavana também foram recebidas dando ciência da fato, me busca de mais informações, e questionando por que a RSN ainda não tinha noticiado nada a respeito. Vale lembrar que o caso de Maria Julia comoveu a cidade. Tão logo foi possível contato com a tia da menina, Patrícia Franciosi, a RSN postou matéria desmentido o fato. A RSN sempre primou pela ética profissional e pela credibilidade das suas fontes que, nesse caso, não foi diferente. Infelizmente houve um grande equívoco e não fugimos da responsabilidade. Durante toda esta quinta-feira, as redes sociais exploraram o caso de forma tendenciosa referindo-se apenas à RSN e esquecendo-se de onde surgiu e de quem difundiu inicialmente a notícia em Guarapuava.
A RSN já pediu desculpas à mãe de Maria Julia, Karen, e não se priva de fazê-lo novamente, extensivo ao pai Marcos Gelinski.
Em contato com a RSN no final da tarde de hoje, quinta-feira, familiares de Maria Julia, solicitaram que o desmentido fosse postado novamente para informar as pessoas de que a menina se recupera na UTI do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. De acordo com um dos tios de Maria Julia, ainda são inúmeras ligações que a família vem recebendo desde ontem, com um pouco de redução nesta quinta-feira.
Como sempre foi feito desde o início da campanha pela medula óssea para Maria Julia a RSN acompanha o caso como forma de informar a sociedade que foi solidária aos apelos da família. A RSN, mais uma vez, lamenta o equívoco e torce para abrir manchete sobre a recuperação vitoriosa de Maria Julia.
Matéria relacionada:
Família de Maria Julia desmente boato. Menina se recupera do novo tratamento