Em audiência pública realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi debatida uma nova modalidade tarifária branca para os consumidores de energia elétrica. A partir do ano que vem, poderão optar por um modelo de cobrança que oferece preços diferentes de acordo com os horários de consumo.
A tarifa branca funcionará da seguinte forma: de segunda a sexta-feira haverá um horário de ponta, no início da noite, quando a energia será mais cara. Uma hora antes e uma depois desse horário, será o horário intermediário, quando a tarifa será um pouco menor. Nesses dois horários, o preço da energia será maior do que o que é pago atualmente. Nos demais horários, a tarifa será mais barata do que o empregado hoje em dia. Nos finais de semana e feriados nacionais, a tarifa mais baixa será adotada para todas as horas do dia.
Aneel ainda fará audiências para debater a proposta em São Paulo, Curitiba, Belém e no Recife. Os interessados também poderão enviar contribuições até o dia 6 de agosto pelo e-mail ap043_2013@aneel.gov.br. As contribuições serão analisadas pela área técnica da Aneel e a proposta final deve ser votada pela diretoria da Aneel até setembro.