22/08/2023
Cotidiano Região

Nova Tebas lidera ranking de transparência no Paraná

Guarapuava, que em 2019 ficou na posição 233, em 2020 subiu para 190ª. Candói, que foi o primeiro colocado em 2019, no ano passado ocupou a 47ª posição

Nova Tebas

TCE divulgou Nova Tebas com o maior índice nesta quarta (13) (Foto: Viaje Paraná)

​Apesar de ser uma pequena cidade da Região Central do Paraná, com pouco menos de seis mil habitantes, Nova Tebas conquistou um grande feito neste ano que passou. De acordo com o Tribunal de Contas o município é o primeira colocado, entre todos os 399 municípios paranaenses, em ranking de transparência.

Conforme o TCE, em 2020, o portal da transparência dessa prefeitura atendeu a 94,82% dos critérios fixados no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP). Esse indicador, desenvolvido pelo corpo técnico do TCE-PR, está em operação há três anos.

A pontuação foi a maior já alcançada por um município desde o início da aplicação do ITP, em 2019, ficando ainda bem acima da nota média do levantamento, correspondente a 69,10%.

Na avaliação do Tribunal de Contas, o excelente desempenho de Nova Tebas demonstrou o salto na qualidade do portal da transparência em comparação com o ano anterior. Naquela ocasião, a nota da administração municipal havia sido de 65,38%, o que havia a situado na 195ª posição do ranking daquele ano. Assim sendo, Candói, que estava em primeiro do ranking, perdeu posição. Se a última média era de 94,48, na última avaliação caiu para a 47ª posição com 81,01.

Assim como grande parte dos municípios paranaenses, Guarapuava também melhorou o índice. Embora ainda não esteja nas primeiras colocações. De acordo com as duas últimas avaliações do TCE, em 2019 o município estava na 233ª posição com a nota 73,55%. Entretanto, neste ano ficou na 190ª colocação com a nota 70,02%.

OUTRAS AVALIAÇÕES

Os resultados da primeira medição do ITP podem ser conferidos por meio de um infográfico com mapa e de um ranking dos portais da transparência disponibilizados no site do TCE-PR.

Conforme o TCE, entre agosto e setembro de 2020, também houve a avaliação do desempenho das prefeituras e do governo estadual  sobre a publicidade das medidas de combate à pandemia da Covid-19. Os dados completos da pesquisa – com ranking, relatório final e análise integral – podem ser conferidos neste link.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.