22/08/2023
Cotidiano Paraná

Novas moradias melhoram qualidade de vida de famílias de Mangueirinha

Onze unidades habitacionais foram entregues gratuitamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social

news_interna_MANGUEIRINHA_2

Moradias foram entregues nesta semana (Foto: AENPr)

Onze famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social em Mangueirinha, receberam nesta semana as chaves de novas moradias do programa Nossa Gente Paraná. O empreendimento recebeu investimento de R$ 644 mi por meio de um financiamento do Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, intermediado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

Desse modo, os recursos foram usados para custear todo o valor dos imóveis aos beneficiários, que segundo a chefe do escritório regional da Cohapar Tânia Bernardon, residiam em condições muito precárias na Região. “As moradias não possuíam nenhuma infraestrutura, muitas eram de madeira e sem divisórias. Assim, as famílias selecionadas receberam um aluguel social da Sejuf até as obras serem concluídas”.

OBRA

A construtora Empremac, contratada via licitação pela Cohapar, executou os serviços do Conjunto Habitacional Vila Esperança, instalado no bairro de mesmo nome, em 12 meses. As unidades habitacionais, entretanto, possuem modelos padrão de 32 metros quadrados. Além disso, tem unidade de 49 metros quadrados adaptados para pessoas com deficiência, conforme prevê a cota de atendimento do programa.

Assim, uma das famílias atendidas pela iniciativa foi a da aposentada Olivia Lourenço, de 65 anos. Ela afirmou ter passado por diversas dificuldades nos anos que passou na antiga residência, construída de forma improvisada e sem documentação. “Eu e minha neta morávamos numa casa de madeira. Sempre que o tempo se armava para chover nós já tínhamos que ir erguendo os móveis pra não estragarem”.

Segundo ela, o filho até tentou fazer algumas reformas, mas o imóvel, de apenas um cômodo, não tinha o conforto mínimo que a família precisava e merecia. “Daqui pra frente, é só alegria, em uma casa nova, bonita e confortável”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.