A construção de uma trincheira ligando o Bairro Xarquinho à Primavera e outras localidades às margens da PR 466, além da duplicadação da rodovia entre o trevo de acesso a Guarapuava e o distrito Industrial Atalaia vão garantir mais segurança às pessoas. O anúncio foi feito pelo prefeito Cesar Filho à comunidade durante a audiência pública realizada recentemente no Bairro.
Parte dos moradores do Xarquinho trabalha, por exemplo, no Distrito Industrial Atalaia e tem que atravessar a PR 466 até quatro vezes por dia, estando vulnerável a acidentes. Mães também rpecisam atravessar a rodovia para levar filhos à creche no bairro Primavera, entre outras necessidades. A trincheira será construída debaixo da PR 466 ligando um bairro ao outro.
De acordo com o prefeito, além de oferecer mais segurança, as duas obras vão contribuir para o desenvolvimento do bairro que está inserido na região que está sendo revitalizada com novos empreendimentos de porte. “Já temos o campus da Universidade Tecnológica Federal; o Hospital Regional vai ser construído ali e já será iniciado em 2014. "Tudo isso, além da supercreche que está sendo construída e dos novos projetos que serão implantados vão ajudar a desenvolver o bairro e esta região, valorizando imóveis e levantando ainda mais a auto estima dos moradores". Segundo cesar Filho, um apesquisa rápida feita no bairro mostra que os moradotes tem orgulho em viver no Xarquinho.
Com 18 mil habitantes, constituindo-se num bairro mais populosos da cidade, o Xarquinho, está localizado às margens da PR 466 e da BR 277. Abriga o Distrito Industrial Guaratu com empreas de pequeno, médio e longo prazo.
Novos empreendimentos já estão programados para essa região, incluindo um ousado projeto urbanístico que vem sendo chamado de “Nova Guarapuava” e que prevê mais de dois mil lotes de alto padrão nas imediações do campus da UTFPR.