Novo bispo toma posse neste sábado na Diocese de Guarapuava

Dom Amilton Manoel da Silva será o quinto bispo da Diocese de Guarapuava. Posse será às 9h30, na Catedral Nossa Senhora de Belém, em uma cerimônia restrita

Novo bispo toma posse neste sábado na Diocese de Guarapuava (Foto: Diopuava)

O quinto bispo da Diocese de Guarapuava, D. Amilton Manoel da Silva, toma posse neste sábado (18), às 9h30. A solenidade será na Catedral Nossa Senhora de Belém, restrita, por causa da pandemia do novo coronavírus.
Participarão da missa, apenas autoridades civis previamente convidadas e membros do clero. Além de religiosos e equipes técnicas responsáveis pela transmissão nos veículos de comunicação da diocese de Guarapuava.
Conforme a programação, a TV Evangelizar fará a cobertura da missa. Assim, de casa ou local de trabalho, as pessoas poderão acompanhar a cerimônia.

De acordo com a Diocese, trata-se de um dos mais importantes para a Igreja do Paraná. Entretanto, no dia 3 de outubro, dependendo da curva da Covid-19 haverá uma missa festiva de posse. Deverão participar bispos, presbíteros e de todo o povo de Deus. Para tanto, o bispado de Guarapuava sublinha que esta data está sujeita à confirmação prévia.

SOBRE O BISPO

Dom Amilton Manoel da Silva, nasceu em 2 de março de 1963, em Osvaldo Cruz (SP). Ingressou na Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas), em 1991. Cursou filosofia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR), de 1992 a 1995.

De acordo com a sua trajetória, possui bacharelado e licenciatura em filosofia, história e psicologia. Cursou teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), de 1997 a 2000. Além disso, possui especialização em formação humana, espiritualidade, liturgia e parapsicologia.
Porém,  a sua primeira profissão religiosa foi no dia 18 de janeiro de 1997. E foi ordenado presbítero no dia 17 de dezembro de 2000, por Dom Luciano Mendes de Almeida (ja falecido), arcebispo de Mariana (MG).
Como presbítero, foi coordenador da equipe de espiritualidade da família Passionista do Brasil (2002 a 2009) e secretário dos superiores maiores passionistas da América Latina (2004 a 2007).

VIGÁRIO

Na Província do Calvário, atuou como vigário paroquial das paróquias Nossa Senhora do Rosário e Santa Teresinha de Lisieux, em Colombo no Paraná (2001 a 2007). Foi também formador dos postulantes (2001 a 2003), mestre dos noviços (2004 a 2012), conselheiro provincial (2009 a 2011). Além de superior provincial (2012 a 2017), pároco da paróquia São Paulo da Cruz, em São Paulo, Capital (primeiro semestre de 2017). Assim como membro da secretaria de formação do Conselho Geral dos Passionistas (2014 a 2017).

BISPO NA TUNÍSIA

Foi nomeado bispo titular da diocese de Tusuro (Tunísia) e bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba, pelo Papa Francisco. Isso ocorreu no dia 7 de junho de 2017. Porém, foi sagrado no dia 19 de agosto de 2017, por Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitiba.

Entretanto, foi apresentado como bispo auxiliar, no dia 8 de setembro de 2017. Seu Lema Episcopal: é Christi In Cruce Gloriari ou “Gloriar-se na cruz de Cristo” (Gl 6,14).
Já na Arquidiocese de Curitiba, foi referencial para as comissões de liturgia, comunicação, missão, juventude e Conferência dos Religiosos do Brasil 6+9CRB.

SECRETÁRIO DA CNBB

Já no Regional Sul 2 – CNBB, é secretário dos bispos, desde 2017 e referencial para o setor juvenil.  Há cerca de um ano é membro da Comissão Pastoral Juvenil da CNBB. Todavia, em julho deste mesmo ano, o Papa Francisco o nomeou membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
Em 6 de maio de 2020, foi nomeado bispo da diocese de Guarapuava, substituindo Dom Antônio Wagner da Silva, que pediu renúncia por causa da idade.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

LUTO

Irati confirma sexta morte por covid-19 nesta quinta (13)

INVESTIMENTO

Primeiro moinho da Agrária inspira Centro de Eventos em Entre Rios

POLÍTICAS PÚBLICAS

Secretaria da Mulher anuncia nova parceria para o combate à violência

Comentários