22/08/2023



Cotidiano Educação Guarapuava

Novo Caged aponta saldo positivo de 287 postos de trabalho em Guarapuava

No último mês, o município conseguiu se recuperar do saldo negativo de janeiro. Os destaques são os setores de Serviços e Comércio

pexels-malte-luk-2244746

No último mês, o município conseguiu se recuperar do saldo negativo de janeiro. Os destaques são os setores de Serviços e Comércio (Foto: Reprodução/Pexels)

Os dados do Novo Caged apontam que Guarapuava conseguiu recuperar o saldo de empregos no mês de fevereiro. Conforme o relatório divulgado nessa quarta (29), o município teve 2.465 contratações contra 2.178, assim o mês fechou com o saldo positivo de 287 postos de trabalho. Em janeiro, pela segunda vez, Guarapuava teve resultado negativo, com 207 vagas fechadas.

O bom desempenho na geração de empregos teve a grande contribuição do setor de Serviços. Neste período, houve a admissão de 1.017 pessoas, diante de 796 desligamentos. Ou seja, o maior saldo do relatório é de 221 postos de trabalho criados com carteira assinada. Logo depois, o Comércio se destaca no ranking com melhores dados. Isso porque houve 824 contratações no município, contra 714 demissões, totalizando um saldo de 110 pessoas admitidas.

O setor de Agropecuária se recuperou do último mês, quando teve saldo positivo de apenas uma vaga. Agora, o segmento apresentou 111 admissões frente a 75 demissões, finalizando assim com resultado positivo de 36 postos de trabalho criados em fevereiro.

Por outro lado, o setor da Construção Civil ficou no ‘vermelho’ em Guarapuava em fevereiro. De acordo com o Novo Caged, houve 181 contratações e 209 desligamentos, com o fechamento de 28 vagas. Já o setor da Indústria, novamente não teve um bom resultado. Isso porque houve admissão de 332 pessoas, mas 384 demissões, tendo um impacto de 52 postos de trabalho com carteira assinada encerrados.

PARANÁ

O Paraná terminou fevereiro com um saldo positivo de 24.081 empregos com carteira assinada. O resultado é uma diferença de 162.139 contratações e 138.058 demissões. Dessa forma, o Estado fica como o mais bem colocado da Região Sul e o terceiro do Brasil, com um crescimento de mais de 250% em relação ao saldo de janeiro, quando houve a abertura de 6.792 vagas de trabalho formal.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo