Uma solenidade de troca de comando na tarde desta terça (16) coloca o Tenente-Coronel Joas como o novo comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar. Ele substitui o Major Cristiano Cubas. A passagem ocorre na sede da OAB na cidade, às 14h.
Conforme contato com o Portal RSN, o novo comandante promete “mão de ferro” no combate ao crime organizado, violência contra a mulher, tráfico de drogas, apreensão de armas. “Vamos atuar em todas as áreas. Porém de forma mais contundente nesses setores”.
Assim sendo, o Tenente-coronel Joas disse que vai implantar a ‘Polícia Comunitária’. Conforme o comandante, essa é uma das maneiras da polícia ficar mais perto da população. De acordo com ele, outra novidade é o incremento do ‘Patrulhamento Rural’. “As quadrilhas acabam se instalando na área rural. Por isso, vamos estar fiscalizando o interior do município e da Região”.
Além disso, uma fiscalização efetiva, segundo o comandante vai ocorrer em apoio à Lei Maria da Penha. “Queremos estar conversando com as mulheres que possuem medidas protetivas. Queremos saber como está a atuação do agressor. Trata-se de medida preventiva”.
Embora sempre tenha morado em Guarapuava, o Tenente-Coronel Joas trabalhava fora há seis anos e meio. Destes, quatro anos e meio esteve no comando em Irati. O tempo restante comandou a PM em União da Vitória. “Voltei pra casa”.
Leia outras notícias no Portal RSN.