22/08/2023


Brasil Cotidiano Educação

Novo Ensino Médio traz mudanças para alunos e professores em 2022

A partir deste ano, os alunos enfrentarão mudanças na carga horária, na grade curricular e principalmente, no modelo de ensino

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O Novo Ensino Médio passa a vigorar a partir deste ano (Foto: Reprodução/Pexels)

Ao entrarem nas salas de aulas neste ano, os alunos do Ensino Médio vão se deparar com mudanças na educação. A implementação do Novo Ensino Médio (NEM) está movimentando as escolas públicas e privadas do Brasil. Isto porque, o modelo prevê alterações no aumento de horas letivas, mudança na grade curricular e até no objetivo do ensino.

Em entrevista ao Portal RSN, a professora Patrícia Padilha dos Anjos, Diretora auxiliar do Colégio Carneiro Martins de Guarapuava, esclareceu algumas dúvidas sobre o modelo que passa a vigorar em 2022. De acordo com ela, a principal mudança está na organização do estudo.

Estamos acostumados com cinco aulas semanais distribuídas em disciplinas da Base nacional Comum-Curricular (BNCC). Mas no NEM terá seis aulas por dia. A implementação é gradativa, mas o foco do ensino é dar autonomia ao aluno, para que ele possa focar os estudos dele naquilo que ele se identifica mais. 

GRADE CURRICULAR

Para isso, houve uma reestruturação nas disciplinas. Antes, os alunos estudavam cada matéria isolada, agora a divisão ocorre por áreas do conhecimento. Por exemplo, ciências da natureza, linguagem, ciências humanas. Assim, os professores têm um novo desafio que é promover a interdisciplinaridade, ou seja, os professores de diferentes disciplinas vão atuar juntos.

Dessa forma, no primeiro ano, o aluno vai ter acesso a todas as disciplinas, porém com conteúdo mais condensado. Já no segundo e terceiro anos, ele focará naquilo que teve mais interesse, onde ocorrerão os aprofundamentos de estudo.

Poderíamos dizer que os Itinerários Formativos [IFs] serão os ‘aprofundamentos’. O aluno escolherá o que mais se identifica e aprofunda nisso. Dentro da área de conhecimento que ele escolheu. Dentro dos IFs, tem também a educação profissional. O aluno vai poder escolher cursar algum curso técnico. Da mesma forma, ele vai ter BNCC, IF e mais as disciplinas técnicas.

(Imagem: Reprodução/Arquivo Pessoal)

ITINERÁRIOS FORMATIVOS

Desse modo, os Itinerários Formativos são uma das principais novidades que serão aplicadas no novo modelo. Eles serão optativos, escolhidos de acordo com a vontade do estudante e da oferta da instituição. Contudo, as escolas podem oferecer as aulas já a partir deste ano, mas só serão obrigatórias em 2023.

Sendo assim, as aulas vão se aprofundar nas quatro áreas do conhecimento e na formação técnica e profissional. Mas o aluno deverá escolher um itinerário para compor a grade e poderá optar por outros ao longo dos três anos, caso ele deseje ou a escola ofereça outra opção com vagas disponíveis.

Vale lembrar que a lei determina que cada escola ofereça no mínimo duas opções de itinerários. No entanto, não há garantia que ele vá conseguir ingressar no curso que escolheu, já que o número de vagas deve ser limitado.

AUTONOMIA OU PRESSÃO?

Mesmo que o objetivo seja proporcionar independência, isto pode provocar uma pressão para que os alunos não escolham uma área que posteriormente vão querer mudar. Esta é uma das principais dúvidas dos professores também. Contudo, a diretora esclarece que o aluno terá essa possibilidade.

“Nosso maior desafio será isso, pois ele poderá mudar de IF, mas terá que trilhar o conteúdo do IF do segundo ou do terceiro ano. Penso que será de forma de adaptação curricular e a gente já tem isso dentro da escola”.

PROJETO DE  VIDA

Pensando na ideia de exercitar a autonomia, o NEM também vai ter um componente chamado ‘Projeto de Vida’. O objetivo é ajudar os estudantes a compreenderem o que eles querem para o futuro. Dessa forma, a escola também auxilia os alunos a alcançarem esses objetivos, definindo os próximos passos. Uma forma de estruturar isso, é trabalhar com os Itinerários Formativos.

Entretanto, o Governo ainda não definiu como será oferecido esse suporte aos alunos. Se será por um profissional especializado, como um psicólogo ou um professor.

‘PONTAS SOLTAS’

A determinação do NEM também teve alterações no ensino noturno. Isto porque, não dá tempo de as aulas fecharem em seis aulas por noite, pois assim, terminariam às 0h. Por isso, as escolas que ofertam o ensino noturno terão cinco aulas semanais, mas terão aula no sábado.

Contudo, essas aulas no sábado não serão obrigatórias para os alunos presencialmente, ele poderá fazer on-line. Mas para o professor, a presença no sábado é obrigatória.

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Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

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