Novo laboratório municipal amplia em 60% o número de exames

De acordo com Celso Goes, em Guarapuava são mais de 50 tipos e agora o laboratório está apto a fazer também exames para a covid-19

Novo laboratório municipal amplia em 60% o número de examesCelso Goes, Cesar Filho, Itacir Vezzaro e Marco Hors (Foto: Secom/Prefeitura)

O secretário municipal de Saúde, Celso Goes anunciou na noite desta terça (26) o aumento em 60% no número de exames gratuitos para Guarapuava e Região. Conforme o secretário, são mais de 50 tipos de exames e nove tipos de pesquisas que agora serão feitos na nova sede do laboratório municipal. As novas instalações ficam rua Presidente Getúlio Vargas, 2173 e foram inauguradas nesta terça (26).

Foto: Secom/Prefeitura)

De acordo com Celso Goes, o laboratório municipal agora está habilitado pelo Ministério da Saúde a diagnosticar casos também da covid-19. Entretanto, para isso é necessário que o MS encaminhe os kits específicos para essa análise.

“Estamos aguardando a chegada de kits do Ministério da Saúde para podermos ampliar nossa capacidade de testagem e garantir um mapeamento maior sobre o novo coronavírus em Guarapuava”.

(Imagem: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

BIOLOGIA MOLECULAR

Além disso, com o novo local, o município ganha destaque por fazer testes de biologia molecular para identificar a tuberculose. Esse diagnóstico é fornecido para quatro regionais de saúde do Paraná. No município, nenhuma rede particular faz este serviço, sem terceirização.

De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, o novo ambiente conta com laboratórios de bioquímica, imunologia, hematologia, microbiologia, urinalise. Além de parasitologia, lavagem laboratorial, almoxarifado, vestiário, cozinha e setor administrativo.

(Foto: Secom/Prefeitura)

Conforme o bioquímico e responsável técnico pelo Laboratório Municipal, Marco Hors, os procedimentos clínicos feitos ali, dão suporte às 33 Unidades Básicas de Saúde e a três unidades de urgência e emergência. Inclui também a Clínica da Mulher, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e  Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município.

“Temos uma melhoria significativa na elaboração dos exames, já que aumentamos nossa capacidade instalada, adequando às normas da vigilância sanitária”.

Para subsidiar o funcionamento do Laboratório, a Secretaria de Saúde também direcionou um carro exclusivo para serviço de coleta e liberação de exames nas unidades. O carro foi comprado com recursos do Programa de Apoio aos Municípios) (PAM). Durante a pandemia, o veículo também será utilizado no deslocamento diário de profissionais para coleta domiciliar em pacientes suspeitos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

MAIS CONFIRMAÇÕES

Guarapuava registra cinco novos casos de covid-19 em 24h

ELEIÇÕES 2020

Guarapuava está com sete candidatos a prefeito nas eleições deste ano

ENCONTRO INTERNACIONAL

CCBEU promove feira on-line com 100 universidades dos EUA

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com