Os novos casos de covid-19 voltaram a registrar a maior média móvel desde o início da pandemia. Conforme a análise, a média de novos casos diários nos últimos sete dias é de 88,14. De acordo com o estudo de Lucas Pauluch, responsável pelo perfil Guarapuava Covid em Gráficos no Instagram, o cenário representa uma alta de 17,08%. O recorde anterior ocorreu no dia 19 de fevereiro, quando a média de novos casos atingiu 85,29.
Além disso, com a confirmação de 109 casos nessa segunda (1), a Saúde Municipal chegou a 8.785. Os resultados positivos de três mortes, deixam um saldo de 120 pessoas que perderam a vida em Guarapuava. A primeira morte em decorrência da covid-19 no município ocorreu em 9 de junho de 2020, 75 dias depois da confirmação do primeiro caso.
Conforme os dados, em 4 de outubro do ano paasado, a Saúde contabilizou a 10ª morte. Já em 4 de fevereiro deste ano, os mortos já chegavam a 90. Cinco dias depois, a 100ª morte teve confirmação. Nessa segunda (1), o número de mortos chegou a 120.
Um dos dados mais relevantes dos boletins é o número de casos ativos, pois estes pacientes têm alto potencial de contaminação. O relatório de ontem (1) informa 799 pacientes com potencial de contaminar.
Especialistas afirmam que cada contaminado pode transmitir a doença para pelo menos, outras seis pessoas. Fazendo esta conta, 4.749 pessoas poderiam ser contaminadas hoje. Já o maior número de casos ativos ocorreu em 17 de dezembro, quando 970 pessoas tinham potencial de contaminação.
LOTAÇÃO HR
Por fim, o departamento de Gestão em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado atualizou os dados sobre a ocupação de leitos nos hospitais da Região que tem atendimento exclusivo para a covid-19.
Conforme os dados divulgados nesta terça (2), o Hospital Regional de Guarapuava está atualmente com 93% dos leitos de UTI ocupados. Além disso, a ocupação dos leitos de enfermaria é de 45%.
Leia outras notícias no Portal RSN.