Novos leitos de UTI já estão em atividade em Laranjeiras

Com o apoio do Governo do Estado, os 10 novos leitos de UTI adulto do Hospital São José, em Laranjeiras do Sul, já estão em funcionamento. A estrutura será uma das referências da Rede Paraná Urgência na região Centro-Sul, do Estado e atenderá principalmente casos graves de urgência e emergência, como vítimas de acidentes de trânsito. 

O presidente do Instituto São José – mantenedor do hospital – Paulo Leal, explica que a abertura parcial da ala, em março, foi necessária para a implantação adequada do serviço, ambientação da equipe médica e organização do fluxo de pacientes. 

Neste primeiro mês de funcionamento foram atendidos 20 pacientes, entre eles Lurdes Bortoluzzi Andrade, moradora do município de Porto Barreiro. Sua irmã, Clarice Viola, conta que ela sofreu um grave acidente de moto e precisou ser submetida a uma cirurgia de risco que necessitaria de suporte de UTI. 

“A internação na UTI está sendo importante para a recuperação da minha irmã. Ter esse serviço aqui em Laranjeiras nos dá mais segurança. Antes, quem precisava de UTI tinha que ser transferido para hospitais mais distantes”, conta Clarice. As principais referências regionais com UTI adulto eram hospitais de Guarapuava, a pouco mais de 110 quilômetros de Laranjeiras do Sul. 

O transporte dos pacientes graves necessitava uma logística especial, com ambulância de UTI móvel e equipe preparada. Agora, os pacientes podem ser atendidos de forma qualificada e mais próximo de suas casas, facilitando o contato com a família durante o período de internação. 

INVESTIMENTO

Para o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o caso de Lurdes é prova que a política de apoio a hospitais estratégicos do Estado está contribuindo para que vidas sejam salvas. “Esta região carecia de um olhar diferenciado, com mais investimentos na área da saúde. Hoje estamos fazendo isso e os resultados estão aí”, explicou. 

O Governo do Estado repassou recursos para a aquisição dos equipamentos da nova ala. Além disso, garantirá o custeio do serviço através do repasse de recursos mensais ao hospital. 

REDE

O São José é um hospital filantrópico credenciado ao Sistema Único de Saúde. Os novos leitos estão disponíveis para o atendimento de pacientes da rede pública, através do Sistema Estadual de Regulação – Saúde para todo Paraná. Com isso, a estrutura servirá também a pacientes de outras regiões. 

Ao integrar-se à Rede Paraná Urgência, o hospital também atuará em conjunto com o serviço aeromédico na região Oeste. Pacientes em estado grave poderão ser encaminhados ao hospital com o uso do helicóptero do Governo do Estado, baseado em Cascavel. A implantação deste serviço completará três meses no final de abril e já transportou mais de 50 pacientes da macrorregião Oeste do Paraná. 

Relacionadas

COVID-19

Aeronave que vem a Guarapuava traz vacinas da Regional de Irati

COVID-19

Vacina chega hoje e Guarapuava terá 1.496 doses na primeira etapa

VACINAÇÃO

5ª Regional de Saúde terá 5.920 doses de vacina para 20 municípios

Comentários