Novos temporais podem atingir Guarapuava e Região esta semana

Temporal do fim de semana causou estragos em lavouras e atingiu centenas de casas. No distrito de Entre Rios, foram entregues 260 lonas

Novos temporais podem ocorrer esta semana na Região de Guarapuava. Nesta segunda o tempo fechou novamente na cidade (Foto: Gilson Boschiero/RSN)

Novos temporais podem ocorrer esta semana em Guarapuava e Região, como a que aconteceu no sábado (26) com granizo e no domingo (27). A informação foi confirmada na manhã desta segunda (28) ao Portal RSN, por meteorologistas do Simepar – Sistema Meteorológico do Paraná.

Assim, conforme o Simepar, no sábado rajadas de vento chegaram a 66 Km/h. Choveu em 15 minutos cerca de 17 mm. E a chuva veio acompanhada de muito granizo.

Temporal de sábado durou cerca de 15 minutos e teve rajadas de ventos de 66 Km/h (Foto: Leitor Portal RSN)

ESTRAGOS

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o temporal causou muitos estragos. Houve destruição parcial e total de telhados de residências. Foram 25 casas no bairro Morro Alto, nove casas no Residencial 2000, quatro casas no bairro Santana, duas no bairro Jordão, uma no bairro São João e uma no Centro, No total, conforme os bombeiros foram 42 casas atingidas e cerca de 300 pessoas afetadas.

Ainda conforme os bombeiros, o início das operações foi às 17h45 e só terminou às 22h de sábado (26). Houve também três atendimentos de retiradas de pessoas de local de risco, e dois atendimentos para corte de árvore. No distrito de Entre Rios, os bombeiros fizeram cerca de 260 atendimentos de entrega de lona para moradores que tiveram o telhado das casas atingido.

Entrega de lona feita pelos bombeiros aos moradores que tiveram as casas atingidas pelo granizo (Foto: Ascom/Corpo de Bombeiros)

Além de casas, no distrito de Entre Rios, lavouras também ficaram danificadas. De acordo com Noemir Antoniazzi, pesquisador da Fapa – Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, o granizo ficou mais localizado na área urbana. Mas na área rural houve estragos pontuais em algumas lavouras. “Ainda não dá para estimar o impacto da queda de  granizo”.

Mas segundo o pesquisador, o maior dano poderá ser sentido nas lavouras de cevada e de trigo, por estar em época de colheita. “Porém, os danos serão pontuais não chegando a comprometer a previsão de colheita desta safra. Para a cevada, previsão média de 4/4,5 toneladas por hectare. E o trigo por estar atrasado, não chegará a 4 toneladas por hectare”.

NOVOS TEMPORAIS

(Foto: Gilson Boschiero/RSN)

Segundo o Simepar, chuvas como as do fim de semana, podem voltar a acontecer e são resultado de áreas de instabilidade com calor e umidade vindas de Santa Catarina e do Paraguai. E para esta semana, existe alto potencial atmosférico para a produção de pancadas de chuvas e ainda para a possibilidade de temporais. No fim da manhã desta segunda, um novo temporal chegou a Guarapuava.

O volume de chuva foi pequeno, mas as rajadas de vento e as nuvens chamaram atenção. Por volta das 10h, nuvens carregadas e escuras fizeram desenhos no céu de Guarapuava. O dia começou com 17°C e a máxima fica em torno de 23ºC.

A previsão para esta terça (29) será de mais um dia de tempo quente em todas as Regiões. E a partir da tarde, podem ocorrer chuvas isoladas e há previsão de temporais localizados. Assim, a terça será com céu parcialmente nublado com pancadas de chuva. As temperaturas aumentam à tarde. Mínima de 17°C e máxima de 28ºC.

(Foto: Gilson Boschiero/RSN)

Na quarta (30), o sol pode aparecer entre muitas nuvens. As temperaturas sobem ainda mais. Os termômetros marcam 18ºC pela manhã e chegam a 31ºC à tarde. A quinta (31) será de céu nublado em Guarapuava. Mas as temperaturas seguem altas. Mínima de 19ºC e máxima de 31ºC.

E o mês de novembro começará como sol entre muitas nuvens. Como nos dias anteriores, nesta sexta (1) a possibilidade de chuva é baixa e com pequeno volume. Mas podem ocorrer temporais localizados. As temperaturas variam entre 18ºC e 30ºC.

FIM DE SEMANA

O fim de semana promete ter mais chuva em Guarapuava. O Sábado (2), Dia de Finados deve ser chuvoso. A previsão é de cerca de 9,5 mm. As temperaturas variam entre 18ºC e 30ºC. E para o domingo (3), o volume de chuva é ainda maior, cerca de 15 mm. Os termômetros variam entre 18°C e 28°C.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

EPIDEMIA

Casos de Dengue aumentam mais de 40% em uma semana no PR

APÓS FIASCO

STJ derruba liminar e divulgação do Sisu é liberada

ENSINO SUPERIOR

MEC suspende início das inscrições para o Prouni

Comentários