22/08/2023
Cotidiano

Núcleo de Articulação Política de Guarapuava realiza primeira reunião

imagem-6099

Guarapuava – Os integrantes do Núcleo de Articulação de Guarapuava da Rede de Participação Política – iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, reúnem-se, nesta quinta-feira (4), para traçar metas de atuação e definir as ações a serem realizadas ainda este ano pelo núcleo na cidade.
No encontro, que acontece na Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (ACIG), os participantes passarão por um trabalho de Investigação Apreciativa (IA), metodologia na qual será possível identificar algumas das necessidades locais. A partir deste evento, será possível estipular metas para o crescimento e fortalecimento da Rede na região e, principalmente, fomentar o diálogo e a participação efetiva da sociedade em questões que envolvem política e cidadania.
“A metodologia resgata o que as pessoas têm de melhor, bem como suas experiências positivas. Assim permite que ao trabalhar e propor ideias, elas vejam as potencialidades e o que de melhor pode ser feito, ao invés de focar só nos problemas. Dentro deste contexto, os resultados são sempre produtivos e satisfatórios”, explica Juliana Machado, articuladora da Rede de Participação Política, que fará a aplicação da Investigação Apreciativa.

Criação
O Núcleo de Articulação de Guarapuava foi lançado dia 21 de maio e é composto por pessoas de vários setores da sociedade e pretende articular e promover na cidade ações que envolvam os princípios da Rede, como cidadania, desenvolvimento local e a participação contínua na política.
Estavam presentes na reunião de lançamento uma representante da Câmara Municipal, estudantes, o presidente de uma associação de moradores, sindicatos, associação comercial, professores e demais entidades da sociedade civil. Pessoas ligadas a órgãos públicos de Reserva do Iguaçu, localizada a 120 km de Guarapuava, também participaram do evento e mostraram interesse em levar a ideia para a cidade.
José Marinho, coordenador da Rede de Participação Política, apresentou a proposta da Rede e detalhou as ações desenvolvidas em outras cidades do estado que já contam com núcleos de articulação. Marinho destacou também a implantação do Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades do Paraná em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina e Maringá como uma das ações de sucesso colocada em prática por voluntários dos núcleos já existentes.

Desenvolvimento local
No Paraná, 24 comunidades em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Maringá, que envolvem direta e indiretamente mais de 45 mil pessoas, estão liderando novas formas de participação dos cidadãos, junto aos demais segmentos da sociedade, valorizando o protagonismo coletivo em prol do desenvolvimento local.
A ideia do projeto de desenvolvimento é que a comunidade local trabalhe com uma nova visão de governança compartilhada, onde os próprios moradores é que dão os primeiros passos em busca de um lugar melhor para viver. Unidos, eles discutem os problemas e as possíveis soluções para corrigir as deficiências e vão atrás de parcerias com os setores público e privado para concretizarem as ações planejadas numa agenda positiva.
Outras informações sobre a Rede de Participação Política estão nos endereços www.redeempresarial.org.br ou http://redeempresarial.ning.com

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.