22/08/2023
Esportes

O mercado da bola do futsal paranaense ATUALIZADO – parte 1

imagem-13252

Da redação – As equipes seguem se reforçando e se preparando para a disputa do Paranaense de futsal desse ano, que começa no dia 13 de março. Mas o nível de planejamento tem sido desigual até o momento: enquanto muitos times já voltaram ao trabalho, alguns divulgaram poucas informações sobre os elencos.

Hoje (9), a primeira parte do mercado da bola do futsal paranaense atualizado – as informações aqui divulgadas se baseiam em notícias publicadas em sítios de notícias, dos clubes e nas comunidades dos times na página de relacionamentos Orkut

Marechal Rondon

Começou os trabalhos na semana passada com 13 atletas no elenco, incluindo os quatro reforços já anunciados. Mas como disputará três competições esse ano (Série Ouro, Liga Futsal e Taça Brasil), alguns reforços devem ser contratados, já que o grupo de jogadores é considerado pequeno.

São Miguel

Por enquanto, nada de reforços. Pelo menos a equipe anunciou que disputará o Paranaense – alguns boatos davam conta de uma possível desistência, principalmente devido à saída de quatro jogadores e do técnico Xepa. O time também pretende disputar a Taça Brasil. O dirigente Álvaro Bedin afirmou que a maior parte do elenco já está confirmada, embora o mesmo não cite nomes. No entanto, a tendência é que a equipe aposte atletas da casa.

Umuarama

Outro que também já se prepara para as disputas da Série Ouro e da Liga Futsal. Possui um elenco maior se comparado ao de Marechal. Até agora, o grupo de jogadores de Umuarama, que tentará o tri-estadual esse ano, tem 17 jogadores – dez foram contratados para a temporada 2010. As novidades são o goleiro Emerson; os alas Alexandre (ex-Erechim/RS), Guelé (ex-Ivaiporã) e Jardel (ex-BNB de Fortaleza);os fixos Fernando (ex- Jaraguá do Sul/SC) e Vitor Hugo (ex- Farroupilha/RS); e os pivôs Mauricinho (ex-Francisco Beltrão) e Varlei (ex-Crateús/CE).

Cascavel

Outro time que já começou a preparação visando às disputas da Série Ouro e da Liga Futsal, contando atualmente com 17 jogadores. As novidades são a renovação do fixo Issamu, além das contratações dos alas Rato (ex-Francisco Beltrão), Felipe (ex-futsal catarinense) e da promoção do jovem ala Matheus, das categorias de base do clube. Por outro lado, o pivô Papu não vem mais e o ala Ricardinho se transferiu para Guarapuava.

Guarapuava

Após a volta frustrada do fixo Rômulo, Guarapuava perdeu também o ala Nenê, que sequer chegou a estrear. No entanto, o time agiu rápido e trouxe o também ala Ricardinho (ex-Cascavel). Mais um jogador é esperado para compor o elenco que já conta com 15 atletas. Os treinos da equipe reiniciaram ontem (8).

Adeafi (Foz do Iguaçu)

Já começaram as disputas nos bastidores com o outro time da cidade, o Foz Futsal, que disputará a Série Ouro com o nome de Francisco Beltrão. E a primeira queda de braço foi ganha pelo Foz, já que a Adeafi não poderá contar com o experiente ala Anderson, que preferiu o rival. A principal novidade na equipe, por enquanto, é a contratação do técnico Joel de Locco para comandar o time em 2010.

Maringá

Ainda segue um enigma o elenco de Maringá para esse ano. Mas boa parte das dúvidas devem ser solucionadas amanhã (10) quando recomeçam os trabalhos da equipe para a disputa da Série Ouro. Após o pivô Bolinha deixar a equipe, agora foi à vez do goleiro Felipe mudar de ares – ele vai defender Londrina em 2010. Alguns boatos dão conta da saída de alguns atletas como o goleiro Rogério Paulista, além dos alas Guga e Butina. Por enquanto, a maior novidade é que o time voltará a mandar seus jogos no Chico Neto esse ano.

Londrina

Também começa os trabalhos essa semana com um elenco bastante modificado com relação ao do ano passado, já que apenas quatro jogadores do time de 2009 continuam na cidade. Com relação a reforços, além do goleiro Felipe (ex-Maringá), Londrina anunciou os alas Ziel (ex-Minas Tênis Clube/MG), Bolinha (ex-futsal cearense), e Afonso (ex-Erechim/RS); o pivô Clade (ex-Marreco Futsal); os fixo Rômulo (ex-São Luiz Gonzaga/RS) e Magui (ex-Corinthians/SP).

Cleyton Lutz – Rede Sul de Notícias

Foto: arquivo/blog Clique Esporte

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.