22/08/2023

O MP e a Câmara de Vereadores

Depois de quase 28 anos vivendo no jornalismo, tenho uma triste (mas feliz) constatação a fazer.

 

Entra administração e sai administração, e o Poder Legislativo perde cada vez mais sua essência, sua natureza, seu papel. Hoje, acompanhar uma sessão ordinária é saber das notícias da cidade. É quase uma coluna social de um bom jornal.

 

É aí que entra a diferença. Quando um Poder constituído, que é o Legislativo, deixa de cumprir com o seu papel fundamental, que é fiscalizar as ações do Execeutivo e, efetivamente, Legislar, entra em ação o Ministério Público.

 

Hoje, o trabalho do Ministério Público põe as câmaras de vereadores embaixo do braço.

 

Uso como exemplo o Município de Prudentópolis, onde a Câmara não tem exercido o seu papel nos últimos anos e os novos vereadores ainda estão tentando se encontrar, uma vez que ainda não entenderam o verdadeiro papel do legislador.

 

Em Prudentópolis, a atuação exemplar do Ministério Público tem colocado em xeque várias ações do Executivo, que podem ter ou estar gerando prejuízos ao erário e, em consequencia, ao povo.

 

Parabéns ao Ministério Público. Esperança e expectativa aos vereadores…

 

E o povo? Bom, o povo…

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo