22/08/2023
Cotidiano

“O Papa teve coragem e foi humilde”, diz Padre Acácio, em Guarapuava

A notícia patrocinada pelo Papa Bento XVI de que deixará o comando da Igreja Católica no mundo já no dia 28 de fevereiro repercute em Guarapuava. “Estamos surpresos como todo mundo”, disse o padre Acácio de Oliveira, da Catedral Nossa Senhora de Belém à REDE SUL DE NOTÍCIAS, no começo da tarde desta segunda-feira (11).
“O Papa tem um pontificado que vai até a morte, mas o Papa nos surpreende pela sua coragem, principalmente, pela humildade em admitir as suas limitações físicas. Geralmente quem está no poder não quer largar dele e no caso do Papa esse poder é um serviço à humanidade”, afirma o sacerdote.
Para o padre Acácio os cinco cardeais brasileiros, entre os quais dois paranaenses estão na linha sucessória. “Todos podem votar e serem votados, mas os mais cotados são de Milão, Viena, Canadá e Filipinas”, diz.

Durante quase oito anos em que esteva à frente do Pontificado, o alemão Joseph Ratzinger teve que lidar com polêmicas criadas por súditos na Igreja Católica como, por exemplo, como casos de abuso sexual cometidos por sacerdote. Outras foram geradas por declaração do próprio papa e envolveram grupos religiosos. Bento XVI também “fechou as portas” da Igreja para sacerdotes homossexuais.
“Para a mídia o papa foi considerado conservador, mas ele manteve a linha de João Paulo II, a quem não conseguiu superar no carisma. Bento XVI manteve o diálogo com outras religiões, principalmente, com muçulmanos, judeus e com luteranos. Ele organizou uma comissão ecumênica”, avalia o Padre Acácio.

Para o sacerdote que atua na Diocese de Guarapuava, o Pontificado o destacou como um grande intelectual da Igreja. “Ele é autor de inúmeros livros. Suas homilias são profundas. E acredito que deverá se dedicar à literatura quando deixar o Pontificado. Também deverá ser muito assediado, já que se tornará Papa Emérito”, afirma Padre Acácio.

Segundo o sacerdote o último Papa Emérito foi Gregório XII, em 1945. “Nessa época a Igreja vivia uma crise e teve três papas em sedes diferentes: em Roma, Avignon (França) e Pisa. Gregório XII enfrentou a concorrência de Bento XIII e Alexandre V. e aconselhado por Santa Catarina de Sena, que influenciou pela unidade e pela sede em Roma, abdicou do cargo no Concílio de Constança. Nova eleição foi realizada e o concílio elegeu em 1417 o Papa Martinho V.

MATÉRIA RELACIONADA

Comunidade católica de Prudentópolis se diz surpresa com renuncia do Papa

Papa Bento XVI anuncia que irá renunciar

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.