22/08/2023


Geral

O primeiro sábado do inverno é com sol, mas o domingo será com chuva, diz Simepar

O inverno em Guarapuava começou marcado por chuvas que ultrapassam a média dos  125 milímetros de quarta-feira (19), até ontem, sexta-feira (21) de chuva nesse período, índice quase superior ao total previsto para todo o mês que é 138 milímetros. De acordo com Vanessa D’Ávila, do Simepar, somente da meia noite de ontem (quinta-feira) até o meio dia dessa sexta-feira choveram 77 milímetros. Neste sábado (2) as chuvas deram uma trégua, mas voltará a chover no domingo (23), segundo o Simepar. A temperatura se mantem estável com a mínima prevista de 5º grausC e a máxima de 14 grausC. 

Ainda segundo o Simepar, o inverno, estação que começou ontem (21)  e termina em 22 de setembro, às 17h44min, quando entra a primavera, não terá a presença dos fenômenos conhecidos como El Niño e La Niña sobre as águas da bacia do Oceano Pacífico equatorial. No entanto, o resfriamento numa região próxima à costa do Peru (Niño 1+2) – que persiste há várias semanas – favorece a irregularidade no regime das chuvas no Estado do Paraná. A ocorrência de chuvas deve ficar de normal a ligeiramente abaixo da média climatológica.  A  exemplo do que foi observado no outono, a distribuição das chuvas deve se dar de forma irregular. Nas regiões capital, litoral e centro, a chuva deve ser normal. Nas regiões sul, norte, oeste e sudoeste, a chuva deve variar de normal a ligeiramente abaixo da média. "Em termos climatológicos, os meses de julho e agosto costumam apresentar menor acúmulo de precipitação em relação aos demais meses do ano", observa o meteorologista Cezar Duquia.

Quanto às temperaturas, a previsão é de que permaneçam próximas à média histórica. O declínio acentuado da temperatura será consequência da intensidade das massas de ar frio que ingressarem no Estado durante a estação. Em alguns dias do inverno pode ocorrer frio muito intenso com formação de geadas em todo o Estado. As previsões de risco de geada são feitas com até 72 horas de antecedência. Também estão previstas sequências de dias com temperaturas mais amenas entre os períodos de dias mais frios, sempre associadas à ausência de chuva.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo