22/08/2023

O que faltou para a fruticultura em Prudentópolis?

Nos últimos anos a Prefeitura de Prudentópolis, através do vice prefeito Adelmo Luiz Klosowski (PR), espalhou pelos quatro quantos do município que a fruticultura seria a "salvação da lavoura".

 

Tenho ouvido muitos produtores que estão arrependidos, pois dizem que eles fizeram sua parte, mas a parte do Município não teria sido feita.

 

Incentivar a produção é uma coisa. Dar garantia de comercialização, também é uma coisa. Mas os relatos que eu tenho, que são outra coisa, são muito tristes e feitos por pessoas que mergulharam de cabeça no projeto. Não há condições de escoamento da produção quando chove. As estradas não permitem que o produto seja retirado das lavouras no momento certo.

 

A Prefeitura até incentivou, e muito bem incentivado, a instalação de uma indústria de polpas de frutas no Município. Um local específicio foi alugado de um primo do prefeito e até máquinas foram subsidiadas para a empresa. Agora, a Prefeitura ainda dá um poço artesiano de birnde como mimo a essa indústria.

 

Tudo certo, mas e a produção? E os produtores?

 

Dia desses ouvi o secretário de Agricultura dizer que a indústria está buscando produto (frutas) em outros municípios, pois Prudentópolis não tem produção suficiente.

 

Quer dizer que estamos pagando uma indústria para gerar renda para outros municípios?

 

Algo não está bem na fruticultura. Ou, como diria meu avô: "A goiaba está bichada".

 

Ou faz bem feito, para gerar renda e emprego no município, ou não faz.

 

Até quando vamos assistir a administração municipal brincar de geração de emprego, tocando os empresários interessados em se instalar no Município para outras regiões?

 

Ou melhor, até quando vamos assistir pessoas brincar de "administradores públicos"?

 

E o povo? Bom, o povo…

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.