22/08/2023
Guarapuava

O realizador de sonhos

imagem-125786

Ele acreditou no seu sonho. Sabia o que buscava e lutou por isso. Enfrentou muitos desafios, conviveu com frustrações e incertezas, mas triunfou. Estou me referindo ao empresário Manoel Lacerda Cardoso Vieira (Maneco como era tratado pelos amigos), um homem bom. Íntegro, leal, de bons costumes, ético e comprometido com o trabalho e com a família. Empresário exemplar, empreendedor por natureza. Possuía um “feeling” apurado para os negócios e o resultado de sua trajetória foi a construção de um conglomerado de empresas do ramo da agropecuária, reflorestamento, indústria de papel, geração de energia, e outras fontes.

Para ele o trabalho era fonte de inspiração, tinha amor e paixão pelo que fazia, e claro, fazia tudo muito bem feito.  Era impressionante como percebia e prospectava a geração de negócios e oportunidades, criando sempre valor para a sociedade.

Seu papel perante a comunidade era abrangente, além de ser um gerador de rendas e riquezas, estava sempre conectado com as causas sociais, artísticas e intelectuais da nossa região.

Diz-se que todo homem antes de morrer deve “plantar uma árvore, escrever um livro e ter filhos”. O Maneco realizou tudo isso e muito mais: Encarava essa frase como um significado profundo: “a da nossa origem – da religação da energia divina e dos ensinamentos do caminho de volta ao nosso pai”.    

“Um livre pensador”

Um homem com ideias e ideais que esteve a frente do seu tempo, pois tinha amor à sabedoria. Acreditava na busca por uma vida melhor e que só a sabedoria liberta o homem. “Ser culto é o único modo de ser livre”. Quando indagado sobre o “conhecimento”, ressaltava que a busca por essa preciosidade nunca pode esperar, pois, simplesmente, não há tempo a perder. O conhecimento precisa então ser alçado à condição de parceiro inseparável em nossa vida. Não se pode deixar para o amanhã, afinal, citando a bela obra do poeta Saint-John Perse – “Amanhã será sempre tarde”.

Líder é aquela pessoa capaz de inspirar, criar seguidores, motivar, levar adiante pessoas, projetos, idéias e metas. Pois bem, Manoel Lacerda Cardoso Vieira, reunia todas essas habilidades. Suas características marcantes foram sempre baseadas na confiança, observação, lealdade, humildade, tolerância e crença nos seus valores.

Fernando Pessoa dizia: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. Ele sonhou, perseguiu objetivos e realizou o seu – e de muitas pessoas. Foi protagonista e viveu intensamente. Sua missão está cumprida. A continuidade da sua obra está garantida.

Nossa homenagem e nosso reconhecimento (MANECO) – que seu legado sirva de exemplo e inspiração para todos nós e para as gerações futuras, e que o Grande Arquiteto do Universo – que é Deus, o acolha em seus braços.

(*) Silvano Simões Rocha é professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.