Dos mais de 600 advogados inscritos na subseção de Guarapuava da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 21 estão suspensos e, portanto, não podem exercer a profissão. A informação foi dada pela OAB à Rede Sul de Noticias.
As causas que levam à suspensão da inscrição na OAB são varias como, por exemplo, cobrar as custas de um cliente e não ajuizar a ação contratada. “É qualquer atitude que vá contra os princípios éticos da profissão”, disse o presidente da OAB em Guarapuava, Marcos Carvalho. A inadimplencia em relação à anuidade recolhida pela entidade também é motivo para a suspensão do registro.
Para que um cliente possa conferir se o seu advogado está apto a exercer a profissão basta entrar no site da OAB Paraná, digitar o nome do advogado em questão. Se a certidão negativa for emitida é porque o profissional está apto. Caso contrário, está suspenso.
De acordo com Marcos Carvalho, a subseção de Guarapuava congrega profissionais também dos municípios de Pinhão, Candoi, Foz do Jordão, Reserva do Iguaçu, Turvo, Campina do Simão, Goioxim,