22/08/2023



Geral

OAB participa de Conferência Nacional

imagem-33100

Durante cinco dias, mais de sete mil participantes de todo o país participaram do evento, realizado em Curitiba, entre os dias 20 a 24 de novembro.
A cidade de Guarapuava foi representada por diversos advogados, que participaram dos debates e palestras.

 

Na avaliação do advogado Eugênio Leonhardt, a Conferência promoveu uma reciclagem geral que beneficiou todos os profissionais. Ele destacou as discussões sobre os problemas referentes aos direitos sociais, além da exposição sobre o Direito do Consumidor, temas amplamente discutidos na atualidade. Leonhardt lembrou, ainda, a discussão sobre as instabilidades geradas pelas contradições e jurisprudências.

O advogado Adalberto Losso considerou a Conferência espetacular. “Tenho orgulho de ser advogado. Foram boas palestras, organização e pessoas interessantes”, disse, ressaltando pontos de interesse nos debates, como a democracia, o meio ambiente e a corrupção.

 

A participação da Ministra Eliana Calmon foi o ponto alto da Conferência, para a advogada Helderliane Machado Rickli, “na sua palestra compartilhou com os participantes a sua experiência como Corregedora do CNJ e demonstrou seu comprometimento com a sociedade na busca da melhoria da prestação jurisdicional, que tanto angustia os brasileiros”, destacou. Ainda de acordo com ela, a organização do evento foi muito eficiente na escolha dos tópicos tratados nos painéis, pois vinculados a matérias que estão em fase de consolidação no direito brasileiro, por exemplo, a síndrome da alienação parental, ou estão em tramite legislativo, como é o caso do novo Código Florestal e do novo Código de Processo Civil.

 

A importância do encontro também foi elogiada pela advogada Helena Losso. “Vários temas foram colocados em votação e vão servir como diretrizes para os profissionais nos próximos anos”, afirmou. “Conseguimos traçar alguns objetivos para os próximos anos”, acrescentou.

 

A Conferência foi além do aspecto de confraternização, de acordo com Carlos Alberto Milazzo. “Não só permitiu a atualização dos profissionais, como também a discussão de temas que não estão restritos somente aos interesses dos advogados, mas de grande importância nacional, social e política”, disse. Milazzo ressaltou, também, o fato de estarem presentes grandes nomes do cenário nacional e internacional, em diversas áreas.

 

A palestra de encerramento, com um dos mais importantes constitucionalistas do país, o advogado Luís Roberto Barroso, surpreendeu o advogado Artur Bittencourt Junior. “Emocionante, além das expectativas, de um conhecimento jurídico ímpar”, elogiou. Na ocasião, o palestrante apresentou um decálogo de propostas para o país nos próximos dez anos, “uma jornada em busca da igualdade de oportunidades, da vida boa e da boa-fé objetiva”, como ele mesmo definiu. O encontro foi muito proveitoso, de acordo com Bittencourt, que afirmou ter adquirido mais de 20 livros.

 

A OAB Guarapuava teve uma participação significativa, segundo o advogado Roberto de Almeida Gemignani. O presidente da subseção Alexandre Barbieri Neto estabeleceu contatos com outros presidentes, juristas e magistrados, de acordo com ele. Além dos debates, Gemignani considerou importante a valorização do profissional, lembrando a importância do advogado para a administração da Justiça. “É uma prática que deve ser combatida. Algumas vezes são determinados honorários irrisórios”, disse.

 

O presidente da OAB Guarapuava, Alexandre Barbieri Neto, afirmou nunca ter participado de um evento tão organizado, grandioso e produtivo. “As personalidades jurídicas mais importantes do Brasil estavam presentes, o que oportunizou o alto grau dos debates nas mais diversas áreas do direito”, disse. “O Conselho Federal da OAB e a OAB Paraná estão de parabéns pelo excelente evento em prol da advocacia e do país, visto que de lá saiu a Carta de Curitiba com várias reivindicações dos advogados do Brasil, pontuados os mais diversos temas de interesse nacional. Pretendo estar presente em todas as Conferências Nacionais que conseguir ir, pois sem dúvida alguma muito se acrescenta pessoal e profissionalmente”, completou.

Veja no link a seguir, a íntegra da Carta de Curitiba, elaborada durante a Conferência: 
Leitura da Carta de Curitiba encerra XXI Conferência Nacional dos Advogados

Na foto da esquerda para a direita: Eugênio Leonhardt, Adalberto Losso, Helena Losso, Edni Arruda, Helderliane Machado Rickli, Paulo Machado Guedes, Alexandre Barbieri Neto, Carlos Alberto Milazzo, Artur
Bittencourt Junior e Roberto de Almeida Gemignani.

Estiveram presentes também, os advogados(as) Fernanda Sander, Ted Marco Sander, Cid Marcelo Sander, Sergio Losso, Pedro Armando da Silva Filho, Eliane Souza De Carli, Fernando Blaszkowski e Eduardo Gregorio.

Da  OAB

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo