A disputa por protagonismo em obras públicas no município de Guarapuava provocou um novo momento de tensão política. Os protagonistas são os deputados estaduais Fábio Oliveira (Podemos) e Artagão Júnior (PSD). O mais recente episódio ocorreu durante evento do Governo do Estado na semana passada, em Curitiba.
O imbróglio resultou em uma representação por quebra de decoro parlamentar contra Artagão Júnior, apresentada diretamente à Mesa Executiva da Assembleia Legislativa. Pelo Regimento Interno da Alep esse protocolo deveria estar na Corregedoria, mas como o denunciado é o Corregedor, haveria conflito de interesses, conforme disse Fábio.
O caso envolve o projeto de construção do novo Colégio Estadual Alba Keinert, no Residencial 2000, no valor de R$ 23 milhões. Fábio Oliveira confirmou ao Portal RSN nesta segunda (23) que protocolou a representação e que caberá à Mesa decidir se a representação segue para o Conselho de Ética, onde poderá ser analisada sob critérios regimentais.
O CASO
O deputado do ‘Podemos’ afirma que articulou diretamente com o governador Ratinho Junior e o secretário da Educação, Roni Miranda, para destravar o projeto de construção da escola. Inclusive gravou um vídeo institucional para anunciar o avanço do projeto que, segundo ele, encontrava-se parado na Seed. Vídeo que, conforme ele disse ao RSN, foi solicitado pelo próprio governador.
A repercussão do vídeo, entretanto, teria gerado forte reação de Artagão Júnior, que o abordou de forma hostil, com xingamentos e gestos agressivos, de acordo com relato de Oliveira. O episódio teria exigido intervenção de outros deputados, entre eles o presidente da Casa, Alexandre Curi (PSD), para evitar agressões físicas.
PEDIDO PROTOCOLADO EM 2023
Em contato com o RSN também nesta segunda (23), Artagão Júnior afirmou que não recebeu notificação oficial sobre a denúncia, até o momento. Disse também que a atitude de Fábio Oliveira o surpreendeu tanto que ele não pretende e nem merece entrar no mérito dessa discussão.
No entanto, o projeto da escola, conforme dados levantados pelo Portal RSN, foi originalmente protocolado por Artagão Júnior em 2023, com anúncio feito durante o lançamento da pedra fundamental da UBS no bairro.
Assim sendo, a atuação de Artagão Júnior teve reconhecimento público por lideranças locais. O presidente da Associação de Moradores do Residencial 2000, professor Marcos Fernandes, gravou vídeo destacando a contribuição do parlamentar. A diretora do colégio, Solange Polanski, também reforçou que o deputado “acompanhou de perto o trâmite desde o início e foi fundamental para a aprovação do projeto”.
DISPUTA RECORRENTE
Este, no entanto, não é o primeiro embate entre os dois parlamentares por causa de anúncios de obras em Guarapuava. Recentemente, uma situação semelhante ocorreu quando o prefeito Denilson Baitala (PL) e Artagão Júnior participaram de um ato anunciando a implantação do sistema de abastecimento de água da Sanepar no distrito de Guairacá. O anúncio, no entanto, também teve vídeo comemorativo gravado por Fábio Oliveira em redes sociais, atribuindo a si o resultado da conquista.
Leia outras notícias no Portal RSN.