22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Segurança

Obra de viaduto e Trevo do Cavalo estrangulam trânsito na ‘Manoel Ribas’

A principal avenida que liga o trevo principal ao Centro da cidade está saturada. E são vários os motivos dos constantes congestionamentos

avenida

Avenida Manoel Ribas é palco de acidentes (Foto: Cristina Esteche/RSN)

O atropelamento de um senhor na Avenida Manoel Ribas em Guarapuava é mais ‘triller’ de uma tragédia anunciada. A principal avenida que liga o trevo principal ao Centro da cidade está saturada. E são vários os motivos.

De acordo com cenas cotidianas que se repetem, principalmente, nos horários de pico, os riscos de acidentes são muitos. No fim da tarde dessa quinta (24), por exemplo, um homem retornava do trabalho que presta na ‘Cidade dos Lagos’. Era horário de ‘rush’, por volta das 18h30 quando foi atropelado por um motociclista. Enquanto o condutor da moto fugia, o homem ficou caído no asfalto por mais de 30 minutos. A vítima estava à espera de socorro, enquanto a fila de carros insistia em passar.

Conforme o secretário municipal de Trânsito, Adalberto Campos, embora a ‘Manoel Ribas’ esteja ‘estrangulada,’ o problema maior não compete ao Município. “O problema está nas obras do viaduto sobre a BR-277. Enquanto essa obra não acabar vai continuar assim. E hoje [24], por causa da chuva, virou num caos”. O Portal RSN entrou em contato com o DER para que houvesse uma previsão em relação à obra, mas não obteve resposta.

Trânsito às 7h30 de quinta (24) Foto: Cristina Esteche/RSN)

CRESCIMENTO DA REGIÃO NORTE

Com o crescimento da Região Norte da cidade, a partir do bairro planejado ‘Cidade dos Lagos’, a parte urbana se desenvolve. São centenas de pessoas que trabalham e moram nessa Região. “Isso provoca um vai-e-vem durante o dia”. No entanto, segundo Adalberto, o trânsito de veículos deve aumentar. “Isso se deve à com a implantação de um novo bairro planejado que está sendo vendido às margens da PR-466”.

Mas, todavia, não apenas os novos residenciais que aumentam o fluxo de veículos. Essa parte converge com a PR-466, sentido Norte do Estado, e com a BR-277 no sentido a Foz do Iguaçu ou a Curitiba.

(Imagem: Ascom/SEIL)

Para ‘desafogar’ o trânsito, conforme Adalberto Campos, uma das alternativas é a conclusão das obras de uma das trincheiras da BR-277. “É aquela que fica em frente a marginal Fort Kamp e que vai dar acesso à Cidade dos Lagos. E tem outra trincheira que vai dar acesso à Avenida Pedro Carli”.

TREVO DO CAVALO

Acidente registrado na avenida Manoel Ribas (Foto: Arquivo/RSN)

Mas no entanto não é apenas a obra do viaduto na BR-277 que causa o problema. De acordo com estudos feitos por engenheiros de trânsito, a Avenida Manoel Ribas precisa passar por reformas. O Plano de Mobilidade Urbana e trabalhos acadêmicos ‘batem nessa mesma tecla’.

O ‘calcanhar de Aquiles”, entretanto, esbarra num ‘monumento’ histórico. Numa das rótulas, a estátua de Diogo Pinto de Azevedo Portugal sobre um cavalo, é o entrave. Conforme Adalberto Campos, já existe um projeto prevendo a modificação total da avenida. Todavia, um embargo do Ministério Público e do Instituto Histórico de Guarapuava impede qualquer ação para transferia a estátua para outro local. E a obra depende depende dessa retirada.

Assim sendo, para minimizar a situação, a Setran está concluindo um novo projeto. Mas não vai significar a solução definitiva. “Vamos apesentar ao prefeito Celso Góes nos próximos dias”. De acordo com o secretário, para “aliviar o gargalo, vamos propor uma redução do canteiro da rótula. Isso vai aumentar um pouco a pista”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.