22/08/2023
Geral

Obra em trecho da PR 459 gera clima de euforia em Reserva do Iguaçu

imagem-51545

O clima no município de Reserva do Iguaçu é de euforia. O motivo é a presença do governador Beto Richa na cidade nesta sexta-feira (26). O “pano de fundo” da visita do governador que leva consigo autoridades como o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni e outros parlamentares, é a liberação da continuidade da obra da PR 459 que liga Dois Pinheiros a Reserva do Iguaçu. O trecho de 22 quilômetros custará ao Estado o investimento de R$ 55 milhões e é a maior obra de pavimentação asfáltica do atual governo.

Muito mais do que uma simples pavimentação, a obra marca um “divisor de águas” entre o mandato do prefeito Emerson Júlio Ribeiro e prefeitos anteriores, já que a reivindicação se estende por décadas e envolve também pleitos de outros municípios do Centro Sul do Paraná. A PR 459 é conhecida como o “corredor do milho” por escoar a produção regional e por ligar o centro sul ao sudoeste do Paraná e a Santa Catarina.
“Esse mérito é todo do nosso prefeito (Emerson) que soube articular e unir forças com os presidentes da Cooperativa Agrária e da Coamo, além de vereadores e de outros prefeitos. Ele (o prefeito) foi humilde, não quis fazer nada sozinho e soube buscar as parcerias certas. Além disso, o governador confia muito nele”, disse o presidente da Câmara Municipal de Reserva do Iguaçu, vereador Antonio Ventura Mendes. “Estamos tendo um ganho muito grande, pois para ir até Guarapuava vamos escapar da BR 277 e do pedágio”, observou o presidente.

O encurtamento da distância entre Guarapuava e Reserva do Iguaçu que, via BR 277, é de 110 quilômetros e por Pinhão, pelo novo acesso, reduz mais de 20 quilômetros, beneficia também o comércio, a indústria e a população em geral.
“Essa é a obra mais esperada pela população, pois beneficia o povo, o comércio, a indústria, a agricultura. Além disso, vai servir para aumentar e melhorar o comércio. Se trata de um passo enorme para o desenvolvimento do nosso município e devemos isso ao nosso prefeito e aos nossos vereadores”, afirmou a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Reserva do Iguaçu, Roseli da Aparecida de Oliveira.

Para o secretário municipal de Indústria e Comércio, Jocelino Siqueira Moraes, o município com 7,5 mil habitantes possui cerca de 300 empresas com a perspectiva de aumentar esse número e, consequentemente, a geração de empregos, a partir da pavimentação. “Estamos eufóricos, pois é um momento histórico já que essa obra vai influenciar em tudo dando um novo impulso até na vida particular das pessoas. Essa rodovia será a artéria do desenvolvimento regional”, assegurou. A pavimentação do trecho da PR 459 vai beneficiar um universo de 100 mil habitantes na região Centro Sul do Paraná.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.