O Paraná recebeu uma proposta de R$ 248 milhões para a restauração das rodovias PRC-487 e PR-460, entre Nova Tebas e Pitanga. A sessão de disputa conduzida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) ocorreu nessa terça (8).
Dentre as 11 empresas participantes, a TCPAV Tecnologia em Construção e Pavimentação Ltda., do Rio Grande do Norte, obteve a melhor classificação. Após a proposta de R$ 248 milhões, a empresa deverá enviar uma planilha de valores atualizada. Além disso, também precisará encaminhar os documentos exigidos pelo edital para avaliação da comissão de contratação do DER/PR.
A licitação utiliza a modalidade contratação semi-integrada, que prevê a elaboração do projeto executivo de engenharia, seguida pela execução da obra em uma única empreitada.
A OBRA
O trecho contemplado começa na PRC-487, na ponte sobre o Rio Muquilão, e segue até o entroncamento com a PR-460 no acesso para Manoel Ribas. Em seguida a obra vai contemplar o trecho da PR-460 deste entroncamento até chegar na futura duplicação, em Pitanga. São 51,52 quilômetros de extensão.
Para a execução da restauração, a obra empregará a técnica de whitetopping em toda a extensão. Dessa maneira, a equipe usará o pavimento asfáltico existente como base para a execução de placas de pavimento rígido de concreto. O resultado será uma vida útil de aproximadamente 20 anos.
Além disso, a empreiteira implantará terceiras faixas de concreto em todos os pontos críticos. Outra melhoria será a construção de acostamentos também em concreto, com 2 metros de largura – exceto nos trechos com faixa adicional, que seguirão o padrão de 1,2 metros em um dos lados.
O projeto também inclui a construção de um viaduto no entroncamento das duas rodovias, além de duas rotatórias alongadas fechadas: uma no acesso a Nova Tebas e outra no perímetro do distrito de Catuporanga. A equipe também fará melhorias geométricas em curvas e corrigirá faixas adicionais que atualmente terminam antes do final das rampas.
Entre as demais intervenções, há a implementação de nova iluminação viária nas três interseções mencionadas, novo sistema de drenagem de águas, nova sinalização e dispositivos de segurança, entre outros.
Quanto ao cronograma, o prazo total da obra é de 810 dias (27 meses). Nos primeiros quatro meses, a equipe se dedicará à elaboração do projeto executivo, enquanto os serviços iniciais de terraplenagem já começarão a partir do quarto mês.
*Por Kayla Lima (estagiária), com supervisão de Cristina Esteche.
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